Cultura

Show de música AfroEntes é atração na TV Câmara neste final de semana

Show da AfroEntes
Grupo musical apresenta canções com temática afro (Foto: Divulgação / CMPA)

O espetáculo de música "AfroEntes" será a atração deste final da semana da Mostra de Artes Teatro Glênio Peres On-line 2020. As transmissões pela TV Câmara serão no sábado (12/12), às 17h, nos canais 16 da Net e no 11.3 da TV aberta e no Youtube; e no domingo (13/12), às 13h, no 11.3 da TV aberta e no Youtube.

A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a mesma proposta de tocar música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Segundo seus integrantes, o que motiva a existência da banda é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação negra no cenário musical e cultural gaúcho, "buscando elementos da presença afro invisibilizada na cultura hegemônica gaúcha".

O trabalho tem fundamento nos ritmos populares, religiosos e de tradição, urbanos e rurais, tais como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, lokoris, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores parceiros.

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Todas as propostas foram analisadas, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)