Sindicato Rural de Porto Alegre recebe homenagem
Em sessão solene conduzida pela presidenta Maria Celeste (PT), na noite desta terça-feira (2/10), a Câmara Municipal homenageou o Sindicato Rural de Porto Alegre. Durante a sessão solene, produtores rurais que foram pioneiros na produção de pêssegos e que cederam suas propriedades para a colheita simbólica de abertura das Festas da Uva, do Pêssego e da Ameixa, em Porto Alegre, receberam um certificado das mãos dos vereadores Ervino Besson (PDT), Carlos Comasseto (PT), Sebastião Melo (PMDB) e Newton Braga Rosa (PP).
Agradecendo a homenagem, o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, destacou que a Capital possui, atualmente, 17 mil hectares de área com produção rural. Segundo Vieira, grande parte dessa atividade diz respeito à produção de hortifrutigranjeiros, além da criação de 10 mil cavalos e a plantação de fumo na Zona Sul. "Os produtores porto-alegrenses precisam de ajuda para não desanimar", disse Vieira, alertando sobre os problemas decorrentes da proliferação de loteamentos irregulares na Zona Sul e da falta de incentivos fiscais. "Com a isenção do IPTU, parte do problema dos produtores foi resolvido, mas ainda falta resolver a questão do ITR (Imposto Territoria Rural)." O dirigente aproveitou a ocasião para convidar os porto-alegrenses a participarem da próxima Festa do Pêssego, a ser realizada na Zona Sul entre os dias 15 e 25 de novembro.
Proponente da homenagem, o vereador Ervino Besson (PDT) destacou o sucesso das Festas da Uva, da Ameixa e do Pêssego promovidos anualmente na zona sul de Porto Alegre. "É o grande momento do calendário oficial da Cidade, onde os produtores hortifrutigranjeiros podem expor e comercializar seus produtos." Citou também a área produtiva de figo na cidade, em que são produzidos mais de 50 toneladas da fruta. "Nossos produtores são heróis. Apesar de todas adversidades climáticas, conseguem produzir." Besson lembrou ainda que a Festa de Pêssego transformou Porto Alegre na cidade de maior consumo per capita da fruta no país. Segundo ele, os produtores porto-alegrenses têm colaborado historicamente com desenvolvimento do setor, sob a liderança do Sindicato Rural de Porto Alegre. "A Câmara de Porto Alegre se sente muito honrada em homenagear os produtores locais, reconhecendo a sua contribuição para o desenvolvimento da economia da cidade", finalizou o vereador.
Carlos Comassetto (PT) lembrou ser filho de pequenos agricultores italianos de Santa Maria e destacou a primeira Festa da Uva em Belém Velho, realizada em 1991. "A produção rural é difícil, e Porto Alegre precisa ter como meta a afirmação desta atividade na cidade." Sebastião Melo (PMDB) observou que o parcelamento do solo instituído pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre "espremeu cada vez mais o produtor local", com a proliferação de loteamentos na zona sul da cidade, enquanto Newton Braga Rosa (PP) lembrou que países como França e Espanha subsidiam o setor primário por reconhecerem importância de manter o produtor no meio rural.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)