Tribuna Popular

Sistema estadual de comunicação pública é apresentado aos vereadores

Pela proposta, TV Câmara migraria para canal aberto. Na Tribuna, Görgen Foto: Camila Domingues
Pela proposta, TV Câmara migraria para canal aberto. Na Tribuna, Görgen Foto: Camila Domingues

Para apresentar proposta de um sistema de comunicação pública no Estado aos vereadores, James Görgen, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (2/6).

Segundo Görgen, a partir da reestruturação da TVE-RS, sua infra-estrutura de transmissão poderia ser compartilhada com as TVs Assembléia, Câmara de Porto Alegre e Prefeitura, que migrariam para o canal aberto, com multiprogramação digital. A mudança acompanharia a implantação da TV digital, que deverá ser feita em Porto Alegre até março de 2009. "Com pouco investimento, poderíamos quadriplicar a programação, que seria transmitida simultaneamente, sem a necessidade de compartilhar horários", explicou.

Görgen lembrou que o o sinal da TVE-RS cobre região com cerca de 2 milhões de habitantes, enquanto a TV a cabo atinge apenas 8% dos domicílios brasileiros. "Desde que começamos este trabalho, há um consenso da necessidade e da oportunidade que a nova tecnologia e o compartilhamento trazem para todos os envolvidos: agentes públicos, políticos e sociedade porto-alegrense", considerou. "É uma discussão importante não só em relação à tecnologia, mas aos recursos públicos, que serão reduzidos e otimizados".

Compartilhamento
 
No mês de maio, a reestruturação da TVE foi debatida em reunião da  Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), e a proposta de compartilhamento do canal da TVE com emissoras públicas foi apresentada ao presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo. Görgen explicou que a proposta também está sendo discutida pela Prefeitura e pela Assembléia Legislativa do RS, onde haverá audiência para tratar do assunto no próximo dia 12. "Há uma vontade das casas em possibilitar e viabilizar essa transição. Dependemos da resposta do governo do Estado, que tem um grupo de trabalho criado pela governadora (Yeda Crusius) que já vem discutindo a idéia desde o ano passado", informou.

Görgen acrescentou que os funcionários da Fundação Piratini, assim como os sindicatos dos Radialistas do RS e dos Jornalistas do RS, são favoráveis à idéia."É uma proposta que em princípio se mostra humilde, mas é inovadora e revolucionária", avaliou, pedindo apoio dos vereadores.

Manifestaram-se por suas bancadas os vereadores Margarete Moraes (PT), Luiz Braz (PSDB), Dr. Raul (PMDB), João Carlos Nedel (PP) e Neuza Canabarro (PDT).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)