Comissão

Skatistas solicitam na Cece ampliação de pista da Praça México

  • Reunião sobre demandas de melhorias na pista de skate da Praça México - México Skatepark.
    Imagem mostra como ficaria a pista após a ampliação (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião sobre demandas de melhorias na pista de skate da Praça México - México Skatepark.
    Skatistas (esq.) e vereadores se reuniram na Cece na tarde desta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Um grupo de skatistas da Zona Norte de Porto Alegre compareceu hoje (4/7) na Comissão de Educação e Esporte (Cece) da Câmara Municipal para reivindicar a ampliação da pista da Praça México, localizada no Jardim Leopoldina. O encontro, solicitado pelo vereador Giovani Culau (PCdoB), foi mediado pelo presidente da Cece, vereador Mauro Pinheiro (PL).

O projeto de ampliação, apresentado pelos skatistas Iago dos Passos e Juan Souza, aumenta a pista dos atuais 165 metros quadrados para 700 metros quadrados. O custo estimado da obra é de R$ 700 mil. Segundo Passos, a pista, construída em 2002, "já nasceu pequena e não comporta mais o número de skatistas que frequenta o local". Souza acrescentou que a praça também precisa de banheiros, uma melhor iluminação e mais bebedouros, porque, conforme ele, há apenas um para toda a praça.

O diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Rodrigo Kandrik, considerou justas as reivindicações dos skatistas, mas adiantou que a secretaria não tem orçamento para bancar a ampliação da pista. Disse que o caminho mais rápido seria a comunidade, junto com os vereadores e a Prefeitura, se articular para obter da bancada federal em Brasília uma emenda destinando os R$ 700 mil para a obra. Quanto à iluminação, banheiro e bebedouro, se comprometeu a buscar junto aos órgãos da Prefeitura uma resposta às reivindicações. 

Vereadores e encaminhamentos

Mauro Pinheiro lembrou que a Praça México é um ponto de encontro não só dos skatistas mas de toda a população da Zona Norte. "A Praça México merece atenção do governo municipal, pois sabemos de sua importância para a região."

Giovani Culau lembrou que a pista é um exemplo de mobilização popular, pois nasceu a partir de demanda da população. "Agora, os skatistas se mobilizam novamente para buscar sua ampliação e também para reivindicar melhorias na praça."

Após ouvir as demandas, a Cece deliberou por agendar para a primeira quinzena de agosto uma reunião da comissão na própria Praça México. Conforme o presidente da Cece, serão convidados os órgãos da Prefeitura responsáveis pela iluminação e pela colocação de bebedouros. Quanto ao banheiro, Pinheiro informou que na reunião deverá ser apresentado o projeto do novo equipamento, "que é inovador e deverá servir de modelo para outras praças e parques da cidade".   

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)