Cece

Smed diz que meta é melhorar infraestrutura de escolas

Secretaria Municipal de Educação – SMED: Apresentação da Secretaria, planejamento, orçamento, pendências.
Secretária esteve hoje na Cece (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O planejamento, o orçamento e as pendências da Secretaria Municipal de Educação (SMED) foram debatidos na reunião desta terça-feira (14/03) pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro foi conduzido pelo presidente da comissão, vereador Mauro Pinheiro (PL).

 

Pinheiro comentou sobre a importância de agir em conjunto com a SMED a favor da educação no município. “Queremos criar uma relação mais próxima, vão ter momentos durante o ano que a gente vai cobrar mais, mas também queremos ajudar em tudo que for possível. Vamos ver como podemos trabalhar em conjunto com a secretaria”. 

 

A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Oliveira da Rosa, apresentou projetos pedagógicos, os principais desafios da educação e alguns resultados alcançados durante um ano de gestão. “Um dos principais desafios da educação em Porto Alegre é a questão da infraestrutura, tanto na perspectiva de construção de escolas, de onde é necessário construir e reformas de escolas que por vezes não foram reformadas”, destacou.

 

O secretário adjunto, Professor Cláudio Franzen, acrescentou que a secretaria vem trabalhando para fazer mudanças na área do esporte nas escolas. “Estamos tentando voltar com os jogos municipais escolares, que é tão importante essa ferramenta esportiva e cultural e que estava um pouco distante das escolas, mas com a força da secretaria estamos caminhando para esse rumo”, afirmou.

 

Pinheiro encerrou fazendo uma sugestão para que no segundo semestre de 2023 a CECE, em conjunto com a SMED, façam um seminário para debater parcerias privadas na educação. “Acho que seria uma boa ideia trazer pessoas de fora para que a gente possa fazer esse debate e para que a gente possa avançar cada vez mais buscando um rumo melhor para educação, cada um com seu ponto de vista, acho que o debate é a melhor forma de buscar a educação que todos nós queremos para o nosso município".

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)