Soergs pede apoio para o projeto Maio Vermelho
Compareceu ao período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, desta segunda-feira (21/08), o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Sul (Soergs). A diretora do sindicato, Janaína Gomes, discursou sobre o projeto Maio Vermelho e os projetos de prevenção ao câncer bucal.
A diretora do Soergs apresentou à Câmara o projeto Maio Vermelho. “É um conjunto de ações de saúde bucal, que acontece principalmente no mês do maio, como prevenção e luta contra o câncer bucal”, afirmou. Janaína contou que os projetos do Maio Vermelho estão parados por lei estadual, que instituiu o dia 31 de maio Dia Estadual do Combate ao Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, pois o tabagismo é a principal causa da doença. A ideia do projeto é atingir o maior número de pacientes, atendendo da atenção primária até a terciária e melhorar a prevenção e diagnóstico.
Janaína pediu à Câmara espaços para exames bucais, de forma itinerante em Porto Alegre, material publicitário e gráfico, apoio a norma técnica que orienta a notificação compulsória do câncer de boca. A diretora afirmou que é necessário um financiamento para ampliação do projeto, além do mês de maio.
Soergs
O Soergs é uma entidade sindical de representação de classe profissional, que atua em favor dos odontologistas em sua base territorial, fundado há mais de 80 anos, em 03 de outubro de 1931. Com sede e fôro em Porto Alegre, na rua Dr. Flores, nº 323, 4º andar, constituído por tempo indeterminado e para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria profissional de cirurgiões dentistas.