Sessão Solene

Sortica Eventos recebe a Comenda Porto do Sol

  • Sessão Solene de entrega da Comenda Porto do Sol à Sortica Eventos, por proposição do vereador Gilson Padeiro.
    Gilson, Sortica e Cassiá na entrega da comenda esta noite (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Sessão Solene de entrega da Comenda Porto do Sol à Sortica Eventos, por proposição do vereador Gilson Padeiro.
    Projeto esportivo está completando 18 anos em 2024 (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (30/8) a Comenda Porto do Sol à Sortica Eventos. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilson Padeiro (PSDB). A comenda é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas ou instituições que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade porto-alegrense.

A sessão, realizada no Plenário Ana Terra, foi presidida pelo vereador Cassiá Carpes (Cidadania). Ex-jogador oriundo do futebol escolar e ex-treinador, ele disse que o trabalho desenvolvido pela Sortica é importante para a valorização dos jovens. "Hoje é muito difícil organizar competições como a Copa Sortica. E o mais importante neste projeto é que, mesmo quem não consegue seguir no futebol, acaba se transformando em cidadão."

Gilson Padeiro disse que o projeto criado por Jorge Sortica foi inspiração para outro, o Atlético Zona Sul, fundado pelo filho do vereador em Belém. "O projeto do meu filho começou há 12 anos com 20 meninos e hoje já são 250 garotos de 5 a 17 anos. Desde 2017 o time dele participa da Copa Sortica". 

Ao falar sobre Copa, o vereador destacou que ela nasceu do sonho de um pai, Jorge Sortica, que queria uma competição na qual seu filho e outros meninos pudessem jogar futebol de forma organizada. "Seu trabalho não passou despercebido e logo professores e escolas se juntaram ao projeto. "O Sortica é um grupo fantástico que só ensina coisas boas para as crianças. Nestes 18 anos, segue promovendo um futebol onde o respeito e a cordialidade são mais importantes do que a vitória a qualquer custo."

Sortica agradeceu aos vereadores e ao filho Henrique, que hoje é seu sócio e que há 18 anos era um atleta com nove anos de idade. "Queria que ele disputasse uma competição organizada e dentro de valores éticos e educacionais", lembrou, reforçando que Henrique foi a inspiração para criar o projeto. Ele ressaltou que a copa já promoveu oito mil jogos e que há o registro de todos eles, desde a primeira até a mais recente súmula. "Talvez neste final de semana saia o gol número 50 mil da copa, pois já estamos com 49.728 gols." Sortica salientou ainda a colaboração dos professores das mais de cem escolas que já participaram da Copa Sortica. "São os grandes responsáveis por fazer a competição acontecer. Sem a parceria deles, não teríamos chegado aos 18 anos."

História

A Copa Sortica surgiu no início de 2006 por causa da escassez de competições de categorias de base no estado. A finalidade do projeto é promover uma competição saudável, zelando pela educação e pela boa formação dos jovens participantes. Trata-se de uma competição que abrange as modalidades de futebol 5 (futsal) e futebol 7 (society) envolvendo diversas escolas da grande Porto Alegre e também de outras regiões do RS. A competição é dividida nas categorias do sub-7 ao sub-17, séries Ouro, Prata e Bronze, contando com a participação de 3 mil atletas a cada ano. 

Geralmente com início no mês de abril e término em dezembro, a Copa Sortica tem como diferencial o zelo pelo respeito, formação dos jovens e pela educação. O alinhamento é feito desde os professores responsáveis pelos alunos até os árbitros, a fim de que os valores pregados pela Sortica desde a sua fundação sejam mantidos até os dias atuais. Com a colaboração de psicóloga e coach, um dos pilares da Sortica é o desenvolvimento do jovem, não só para o esporte como também para a vida. 

Os números da Copa Sortica ao longo desses 18 anos são expressivos: mais de 15 mil atletas já participaram da competição, resultando em mais de 22 mil inscrições. Atualmente, cerca de 50 escolas/clubes de futebol estão participando nas diversas modalidades, atingindo mais de 20 cidades do RS. Em 2023, mais de três mil atletas participaram da competição.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)