PRESIDÊNCIA

Sossmeier acompanha ação de fechamento de comportas

  • Presidente Hamilton Sossmeier vistoria ação da Prefeitura na proteção contra as cheias do Guaíba.
    Presidente Hamilton Sossmeier foi recebido pela diretora de Tratamento e Meio Ambiente do DMAE, Joicinele Becker, no Cais Mauá (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Presidente Hamilton Sossmeier vistoria ação da Prefeitura na proteção contra as cheias do Guaíba.
    Presidente Hamilton Sossmeier vistoriou ação da Prefeitura na proteção contra as cheias do Guaíba (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (26/09), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), acompanhou a atuação das equipes do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) na ação preventiva de fechamento de comportas do sistema de proteção contra cheias. A medida foi tomada pelo prefeito Sebastião Melo após elevação do nível do Lago Guaíba, que se aproximou da cota de inundação, que é de 3 metros.

"Viemos acompanhar o excelente trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da Prefeitura. Nos últimos dias, temos recebido, por óbvio, centenas de questionamentos por parte da população que se sente preocupada com a questão das cheias, então quisemos ver de perto já que, principalmente, em momentos como este, a informação é muito importante", afirmou Sossmeier. 

O parlamentar foi recebido pela diretora de Tratamento e Meio Ambiente do DMAE, Joicinele Becker, no Cais Mauá, nas proximidades do Portão 4 do sistema de proteção contra cheias, na entrada da Avenida Sepulveda, onde está localizada uma das comportas. "Como uma ação preventiva, a Prefeitura determinou o fechamento das comportas do sistema, ao todo são 14, e até o momento, 12 já foram fechadas. Nossas equipes estão de prontidão enquanto o estado de alerta se mantenha, isso até que o nível do Guaíba se normalize", explicou a diretora. 

Segundo informações da Prefeitura, apesar da chuva intensa que voltou a cair sobre Porto Alegre na manhã desta terça-feira, o nível do Guaíba se mantém estável no Cais Mauá. A medição mais recente aponta que o Lago está com 2,71 metros no Centro Histórico, ligeira elevação de 2 centímetros em relação à madrugada. Nas últimas 24 horas, a medição tem variado entre 2,69 metros e 2,74 metros.

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)