INSTITUCIONAL

Sossmeier prestigia celebração de um ano da revitalização da Praça Osvaldo Cruz

Presidente Hamilton Sossmeier Participa da Cerimônia de Um Ano de Entrega da Revitalização e Adoção da Praça Osvaldo Cruz
Praça Osvaldo Cruz foi revitalizada por meio de parceria público-privada (Foto: Cristina Beck/CMPA)

O presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), participou, na manhã desta quinta-feira (6/7), do evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre em celebração ao primeiro ano de revitalização e manutenção da Praça Osvaldo Cruz, no Centro Histórico. O espaço foi adotado pela entidade varejista por meio de parceria público-privada com a Prefeitura da Capital, pelo período de cinco anos.

Sossmeier destacou a alegria de celebrar um ano da revitalização da praça e a importância de parcerias como a realizada: "Mais um belo exemplo da importância das parcerias publico-privadas, de trazer a população e entidades do tamanho da CDL para dentro da gestão pública. O resultado é o que vemos aqui há um ano: espaços públicos mais bonitos, seguros e bem cuidados", disse. Além do presidente, o vereador Cassiá Carpes (PP) também prestigiou o evento. 

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, a entrega da revitalização e a manutenção da mesma ratificam o compromisso da entidade com a comunidade porto-alegrense e simbolizam um importante presente aos frequentadores do Centro Histórico. “Ao acolher a praça, qualificá-la e preservá-la, damos uma demonstração simbólica de como os setores público e privado podem, juntos, cooperar a fim de tornar Porto Alegre um lugar ainda melhor. Quando cuidamos da iluminação de um espaço coletivo, zelamos também pela segurança das pessoas. Quando reconstruímos o pavimento, permitimos um melhor tráfego no local. Quando ampliamos pontos de descarte de resíduos, possibilitamos o cuidado com a natureza e com a saúde. São pequenas ações importantes, que juntas, florescem a cidade”, afirmou.

A Praça Osvaldo Cruz, uma das menores de Porto Alegre, foi construída com pedras portuguesas, cercada por árvores robustas e tendo em destaque o busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, no século XIX. Durante o processo de revitalização, o local precisou receber inúmeras melhorias para que voltasse a receber o público do Centro Histórico com qualidade e segurança. Foram feitas recolocações de pedras originais e incremento de basalto, instalação de decks em diferentes níveis, inclusão de canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário. Ainda, foi restaurada a obra de arte, em bronze, com o rosto de Oswaldo Cruz, que tem a assinatura do escultor Rodolfo Bernardelli e que foi entregue à cidade, em 1928, pelo Instituto Pereira Filho.     

 

 

Texto

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)