Sessão Solene

Susana de Carvalho e Silva recebe homenagem por voluntariado

Susana (com diploma) ao lado dos vereadores Oliboni (d) e Nedel (e) Foto: Lívia Stumpf
Susana (com diploma) ao lado dos vereadores Oliboni (d) e Nedel (e) Foto: Lívia Stumpf

A Câmara de Porto Alegre outorgou, nesta terça-feira (29/6) à noite, o diploma de Honra ao Mérito a dentista Susana Maria Rossi de Carvalho e Silva pelo trabalho realizado como voluntária no atendimento odontológico a instituições de atendimento a crianças carentes e especiais, como a Casa Menino Jesus de Praga, Educandário São João Batista e Lar Santa Rita dos Excepcionais. A proposta é do vereador Aldacir Oliboni (PT). A Sessão Solene ocorreu no Plenário Otávio Rocha do Legislativo.

Susana ressaltou que não compareceu a Câmara apenas para receber uma homenagem, mas “para lutar por um lugar ao sol para estas crianças que precisam de atenção e carinho”. Ela avaliou que os jovens atendidos por ela possuem pais que lutam por “uma vida melhor para seus filhos e netos”. Segundo destaca, ao realizar o trabalho junto ao voluntariado, são as crianças que a ensinam a trabalhar.

Ela relatou vínculo com as mães e parentes das crianças atendidas, e destacou que o trabalho que desenvolve não ocorre de forma isolada, pois relata que existem pessoas que a auxiliam, também de forma voluntária. “A vida me ensinou que amar sempre vale a pena. Que nesta jornada possamos conviver em harmonia”, disse. E desejou as mães e avós de crianças especiais que consigam realizar os sonhos que almejam para seus filhos.

Aldacir Oliboni (PT) destacou a trajetória da homenageada, e colocou que o Diploma de Honra ao Mérito é a forma que a Câmara da Capital tem para reconhecer pessoas que como Susana se destacam junto à sociedade, e contribuem para Porto Alegre se tornar uma cidade melhor, com mais qualidade de vida. “Susana é uma pessoa que transforma a vida de pessoas, em especial crianças e adolescentes, com o trabalho voluntário que desenvolve em nossa cidade”.

Oliboni disse que a homenageada fez de sua profissão um instrumento para melhorar a vida das pessoas. “Este é o espírito de solidariedade dela”, elogia. O vereador destacou, ainda, que o trabalho de Susana é especial: “especial porque é voltado para crianças com necessidades especiais. Estas crianças ainda sofrem com a exclusão social, e Susana dá a eles acolhimento e carinho”, completou Oliboni.

João Carlos Nedel (PP), que presidiu a Sessão Solene, disse que a história de Susana é um testemunho de amor e solidariedade. “Em visita a Casa Menino Jesus de Praga vimos o trabalho de Susana para atende e passar amor a estas crianças. Porto Alegre hoje se sente honrada por conceder este título, pelo mérito e pela solidariedade da homenageada”, enfatizou. Também compareceu a Sessão o presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB).

A homenageada
 
A dentista Susana Maria Rossi de Carvalho e Silva tem 55 anos, dos quais 32 dedicados à odontologia. Casada com Roberto de Carvalho e Silva, tem três filhas. Reconhecida pelo seu trabalho junto ao voluntariado da Capital, sempre utilizou sua profissão para se dedicar aqueles que mais precisam. Desde menina ajudava a família no trabalho social realizado pela Paróquia São Pedro, o qual, ao longo dos anos, se destaca justamente pela participação da comunidade e pelo grande número de pastorais e movimentos.
 
Em janeiro de 2007, Susana agregou-se à ONG Parceiros Voluntários e, dois meses após, já realizava trabalho voluntário na Casa Menino Jesus de Praga. Foi convidada a contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Educandário São João Batista e pelo Lar Santa Rita dos Excepcionais. Realiza, também, gratuitamente, o atendimento das crianças da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, no bairro Restinga, e participa do projeto “Adote um Sorriso” da Fundação Abrinq, criada em 1990, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira na defesa dos direitos da infância e da adolescência.
 
O trabalho voluntário prestado pela homenageada é direcionado para crianças e adolescentes com necessidades especiais. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi homenageada com o título de “Mãe do Ano” pela Associação Cristã dos Moços e pela prefeitura de Porto Alegre, em maio de 1999, e recebeu o Troféu Brasileiro “Um Toque de Carinho” da empresa RBS, em agosto de 2005, e, em 2007, recebeu também o prêmio Honra ao Mérito da Odontologia Gaúcha, concedido pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul.
 
Também foi agraciada com o título de Profissional do Ano, na categoria dentista, por meio do voto da população do Bairro Restinga. Nos anos de 2002 e 2003, foi professora convidada no curso de extensão Atendimento Odontológico ao Paciente Portador de Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)