Tanise Sabino conquista 20 psicólogos para as unidades de saúde
Assim que conquistou os primeiros 27 psicólogos para as escolas da rede pública de educação básica, através da regulamentação da Lei 13.935/2019, a vereadora e psicóloga Tanise Sabino anunciou sua próxima luta: assegurar a presença de psicólogos nas unidades de saúde. Nesse sentido, no dia 22 de fevereiro deste ano, a parlamentar formalizou a demanda, entregando ao Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, um ofício no qual especificou a solicitação de viabilizar a colocação de psicólogos nos postos de saúde ainda este ano, de forma a gerar benefícios concretos para os cidadãos. “Se um cidadão, por exemplo, está em uma crise de ansiedade e vai ao posto de saúde, como aceitar que ele receba um encaminhamento e precise aguardar quase dois anos por um atendimento especializado com psicólogo ou psiquiatra na rede de saúde mental? Precisamos agir no serviço de atenção primária, e com isso, com certeza, vamos evitar que os problemas se agravem e que todo o sistema fique sobrecarregado” – destacou Tanise na ocasião.
Passados cinco meses da formalização dessa demanda, no último dia 19 de setembro, em reunião na Secretaria Municipal de Saúde, a vereadora Tanise recebeu do secretário Fernando Ritter a confirmação de seu pedido: “Assinamos no início desta semana um termo de parceria público-privada (PPP) com a contratação de 20 psicólogos e 10 médicos psiquiatras para as unidades de saúde. São 1.000 horas semanais para atender à saúde mental nos territórios, sendo 800 horas de psicólogos e 200 horas de psiquiatras.”
A parlamentar ficou muito feliz com a novidade, mas logo em seguida comunicou: “Tenho a convicção de que esta é uma grande conquista, que com certeza fará a diferença no dia a dia dos cidadãos, mas seguirei minha luta até que todas as unidades de saúde de Porto Alegre tenham psicólogos.”
Os psicólogos e médicos psiquiatras contratados integram equipes multidisciplinares (e-multis), que contam também com outros profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos, totalizando mais 1.400 horas semanais e atuarão em 30 das 134 unidades de saúde existentes em Porto Alegre, abrangendo 48% dos postos de saúde da cidade. A PPP foi assinada com quatro diferentes instituições: Divina Providência, IB Saúde, Santa Casa e Associação Hospitalar Vila Nova.