Frente Parlamentar

Tanise Sabino e psicólogo Christian Kristensen apresentam ferramenta de suporte à saúde mental para FAMURS

Tanise Sabino e psicólogo Christian Kriestensen apresentam ferramenta de suporte à saúde mental para FAMURS
Tanise Sabino e psicólogo Christian Kriestensen apresentam ferramenta de suporte à saúde mental para FAMURS

Na tarde do dia 17 de setembro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve com o professor de Psicologia da PUC e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUC), Christian Haag Kristensen, conversando com o Presidente da FAMURS, Marcelo Arruda. O motivo do encontro foi apresentar uma solução desenvolvida pela Mental Health Foundation Alberta, uma ONG Canadense, e traduzida ao português e adaptada pela PUC à realidade gaúcha. A ferramenta, chamada Text4Hope (Textos para Esperança, na tradução literal) oferece suporte gratuito através do envio de mensagens de texto diárias durante o período de 90 dias. O programa consiste no preechimento de uma formulário que avalia a condição de cada indivíduo e, de acordo com os resultados, ele passa a receber mensagens diárias. Este mesmo questionário também é preenchido durante o período e também após a conclusão do programa, com o objetivo de mensurar resultados. 

De acordo com o prof. Christian, o grande diferencial é que todo o sistema foi contruído e desenvolvido de fato por profissionais da saúde mental. “De todos aplicativos que surgiram com o intuito de oferecer suporte à saúde mental, menos de 1% envolveu algum profissional no seu desenvolvimento e menos de 0,5% passou por teste com profissionais para avaliar seus resultados. E o Text4Hope está nesta minoria, que foi desenvolvida e testada por profissionais. E, o melhor de tudo: é oferecida de forma gratuita”, destacou Kriestensen.

Marcelo Arruda recebeu positivamente a iniciativa: “Gostei muito desta opção, porque veio ao encontro do que nós estamos sendo demandados aqui na FAMURS. E já vou planejar com a minha área de comunicação como vamos fazer com que esta ferramenta seja conhecida pelos municípios e esteja disponível para todos: penso em sensibilizar as secretarias de ação social e saúde dos municípios, apresentando a TEXt4Hope”, ressaltou Arruda. 

Tanise Sabino, presidente da frente parlamentar de promoção da saúde mental na Câmara de Vereadores, e que durante o período das enchentes contribuiu na coordenação do trabalho voluntário de psicólogos e acompanhou de perto a grande demanda de suporte psicológico, destacou a relevância desta ferramentar apresentada pel  NEPTE: “Existem muitas iniciativas com objetivos semelhantes, mas o que é marcante neste programa, é que ele foi desenvolvido de forma técnico, por psicólogosespecialistas. Ou seja, não é um conteúde de auto-ajuda, é algo testado e com resultados concretos como o aumento do bem-estar subjetivo, aumento da qualidade de vida, redução dos sintomas dentre estes, depressão e estresse pós-traumpatico”. 

Conheça o programa Text4Hope:  

As mensagens do Text4Hope são baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e são escritas por profissionais de saúde mental. O programa baseado em mensagens de texto fornece conselhos e incentivos que ajudam a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis ​​e resiliência. O estresse, a ansiedade e a depressão dos assinantes são reduzidos em até 25% com essas mensagens positivas diárias. É um recurso útil para pessoas que não conseguem acessar serviços presenciais, bem como para pessoas em locais remotos.

A primeira versão do programa foi lançada durante a pandemia de COVID-19, na província de Alberta, no Canada. Mais de 70 mil pessoas se inscreveram no programa. Depois disso, outras versões do programa foram criadas para apoiar pessoas afetadas por tragédias climáticas, como os incêndios florestais no Canadá.

O feedback dos inscritos no Text4Hope mostrou alta satisfação e aceitação seis semanas após a intervenção. Entre os participantes, 81% relataram sentir-se conectados a um sistema de apoio com as mensagens diárias, 75,6% disseram que as mensagens ajudaram a melhorar seu bem-estar mental, e 60% indicaram que as mensagens melhoraram sua qualidade de vida.

Para se inscrever, acesse bit.ly/Text4HopeRS preencha o questionário e comece a receber mensagens diárias por 3 meses.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228