Entrada franca

Teresa e o Aquário é atração no Teatro Glênio Peres

Peça tem texto baseado em conto Foto: Divulgação
Peça tem texto baseado em conto Foto: Divulgação
A I Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresenta o espetáculo Teresa e o Aquário, da Cia. Espaço em Branco, nesta sexta-feira e neste sábado (17 e 18/10) às 20 horas. A entrada é franca, e a classificação etária indicativa, de 16 anos. Os ingressos estão disponíveis no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo) até as 16h30min de hoje (sexta) ou meia hora antes das apresentações caso sobrem entradas. 

Com duração de 90 minutos, o espetáculo é uma livre adaptação do conto Teresa ainda olhava para o Aquário, de Luciano Mattuella, e aborda o fim do relacionamento de um casal ao contar a história de uma mulher que ganha do marido um aquário de peixes coloridos e mergulha em um universo particular, repleto de devaneios. Tecnologias audiovisuais, performances e som ao vivo destacam-se na peça, que apresenta dramaturgia construída coletivamente. 

10 anos

Criada em 2004 em Porto Alegre, a Cia. Espaço em Branco trabalha na criação de espetáculos autorais que mesclam arte e tecnologia, por meio de vídeo, performance, dança, poesia e trilhas sonoras originais. O grupo oferece para a comunidade a oficina Processos Híbridos de Criação, articulada pelo encenador João de Ricardo, já realizada em importantes eventos culturais, como Porto Alegre em Cena, Bienal do Mercosul e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

A morte, a fragilidade, as relações e a solidão contemporânea são os temas abordados pelo grupo de forma poética, demonstrando as tensões entre o “eu e o mundo”, investindo na potência das imagens e provocando o espectador. Ao longo dos seus 10 anos, a companhia produziu nove espetáculos: Extinção (2004), Andy/Edie (2006), Teresa e o Aquário (2008), Em Trânsito (2009), Alice (2009), Roleta Russa/Maçã do Amor (2009), Homem que Não Vive da Glória do Passado (2009), Anatomia da Boneca (2010) e Polaroides Made in Dança (2013).

Ficha técnica

Direção: João de Ricardo
Performance: Lisandro Bellotto e Sissi Betina Venturin
Assistência de direção: Kalisy Cabeda
Direção e operação de vídeo: Bruno Gularte Barreto
Operação de câmera: João de Ricardo
Composição e execução de trilha sonora: Roger Canal
Desenho e operação de luz: Liliane Vieira
Produção e divulgação: Sissi Betina Venturin e João de Ricardo
Textos: Diones Camargo, João de Ricardo, Lisandro Bellotto e Sissi Betina Venturin.

Próximas atrações da I Mostra

Até dezembro, a I Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres oferecerá 14 atrações de música, teatro, dança e circo selecionadas a partir de edital - sempre com entrada gratuita. Desde 24 de julho, abertura do evento, já se apresentaram na Câmara: Nei Lisboa, Deborah Finocchiaro, Cia. Espaço em Branco (dança), Gabriel Gonzales e Grupo, Orquestra Villa-Lobos, Ida Celina, Tão longe, tão perto, tão perto, tão...., Alemão Ronaldo e Circo Híbrido. Com exceção de Teresa e o Aquário, os horários dos próximos espetáculos dependem de confirmação.
Teatro
- Teresa e o Aquário – Cia. Espaço em Branco/10 Anos – 17 e 18 de outubro
- O Monstro de Olhos Verdes ou Por Quem Morrem as Pombas?- Cia. Face & Carretos – 5 e 6 de dezembro

Dança
- Desdobramentos - Grupo Necitra – 21 e 22 de novembro
- Fusão - Cadica – 12 e 13 de dezembro

Circo
- Espetáculo Mistureba - Grupo Necitra – 25 e 26 de outubro

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara, que conta com estacionamento gratuito. Informações: (51) 3220-4318. 

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)