Tessaro destaca transparência de sua gestão
Ao encerrar sua gestão à frente da presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (3/1), o vereador Nelcir Tessaro (PTB) fez um breve balanço das ações executadas ao longo de 2010 e agradeceu o apoio recebido de seus colegas, dos demais membros da Mesa Diretora e dos servidores da Casa.
Tessaro relembrou sua chegada à cidade, há exatos 41 anos, e enfatizou que presidir a Câmara foi uma das tarefas mais importantes de sua vida pública. Posso garantir a vocês, sem dúvidas, que assumir a presidência logo no meu primeiro mandato como vereador foi a melhor escola que pude ter para aprimorar minhas funções como parlamentar, comentou.
Ele destacou ainda que, durante a gestão, procurou bem representar o seu partido e priorizar sempre o diálogo e a transparência no trato com os demais partidos, com os servidores e a comunidade. Foi pensando nos meus pares, nos valorosos funcionários desta Casa e no cidadão porto-alegrense que trabalhei para fazer desta Câmara uma ferramenta ativa e solidária, tendo como princípios o diálogo e o respeito permanentes, fundamentais para a busca de melhores soluções, disse.
Sobre as ações consolidadas, disse que procurou dar continuidade ao trabalho de seus antecessores, apesar do corte de 0,5% do Orçamento, dando prioridades a reformas estruturais, tais como: as melhorias no plenário, com a instalação do painel eletrônico e de painéis com imagens históricas da cidade; e as reformas na rádio Câmara, nas salas de imprensa e da taquigrafia, nos restaurantes da Casa e no Plenarinho Ana Terra, transformado em auditório.
Câmara mais perto do cidadão
Ações administrativas - como o lançamento do Diário Oficial Eletrônico, a criação de Sessões Itinerantes e da Ouvidoria Pública, que procuraram encurtar a distância entre vereadores e comunidade - também foram resgatadas por Tessaro, que ainda comemorou o fato de ter conseguido devolver R$ 1,5 milhão aos cofres públicos e ter pago R$ 512 mil em precatórios para servidores.
Ao finalizar sua manifestação, ele agradeceu ao senador Sérgio Zambiasi (PTB), seu mentor político, e à família, por tolerar suas ausências no ano que passou. Destacou ainda a parceria mantida com as bancadas, a Mesa Diretora e os servidores da Casa. À nova presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), desejou boa sorte na função. Tenho certeza de que a experiência que a senhora acumula ao longo de três sucessivos mandatos e a combatividade que lhe é peculiar serão fundamentais para que logre êxito na realização de seus projetos e conduza esse Parlamento com maestria e pulso firme, dando continuidade às ações implantadas em minha gestão e nas que me antecederam, encerrou Tessaro.
Fernanda Crancio (reg. prof. 8815)