Plenário

Tessaro pedirá que Fortunati vete projeto que batiza HPS

Nelcir Tessaro Foto: Elson Sempé Pedroso
Nelcir Tessaro Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Nelcir Tessaro (PTB), utilizou tempo especial de Presidência na sessão desta segunda-feira (18/10) e anunciou que pedirá ao prefeito José Fortunati para vetar o projeto de sua autoria que batiza o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) com o nome do ex-secretário municipal de Saúde Eliseu Felippe dos Santos. O vereador garantiu que não pretendia criar polêmica com a proposta e se disse surpreso com a reação dos meios de comunicação. "Achei muito estranho a imprensa fazer todo esse carnaval", afirmou.

Tessaro contou que, no mês anterior a aprovação do projeto, reuniu-se quatro vezes com representantes dos funcionários do HPS e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e, em nenhum momento, eles teriam questionado a ideia de dar o nome de Eliseu ao hospital. Segundo o vereador, se houvesse manifestações contrárias, não teria sido problema retirar o projeto.

Sua proposta, de acordo com Tessaro, não altera o nome do HPS; apenas acrescenta o nome do ex-secretário assassinado em fevereiro deste ano. De acordo com o presidente, não se trata de caso semelhante ao ocorrido com o Parque da Harmonia, que passou a se chamar Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. "Naquele caso, ninguém reclamou; acho que pelo nome ser ligado à imprensa", comparou.

O vereador ainda destacou o trabalho de Eliseu como médico traumatologista e sua atuação pública e pediu desculpas à família do ex-secretário pela polêmica gerada pela aprovação do projeto. Segundo ele, "em respeito á imprensa", vai mesmo solicitar ao prefeito que vete a proposta.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
  HPS passa a ter o nome de Eliseu Santos