Plenário

Teste do Pezinho será ampliado para mais de 30 patologias

  • Projeto de exame em bebês
    Projeto visa a abranger outras disfunções pelo exame mais completo (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
  • Vereador Márcio Bins Ely.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o autor do projeto (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (22/12), projeto substitutivo de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que assegura às crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde no município o direito à realização do Teste de Triagem Neonatal na modalidade ampliada. A proposta define que os exames serão realizados na alta hospitalar do recém-nascido, independentemente de sua condição de saúde. O objetivo do projeto é ampliar o Teste do Pezinho atual, visando a abranger outras disfunções, ou seja, realizar um exame mais completo, que possa detectar, em uma única amostra, mais de 30 erros inatos do metabolismo.

 

De acordo com o projeto, englobam a modalidade ampliada exames para detecção de: fenilcetonúria e outras aminoacidopatias/acilcarnitinas e acidemias orgânicas; hipotireoidismo congênito; anemia falciforme e outras hemoglobinopatias; deficiência de biotinidase; fibrose cística; hiperplasia adrenal; galactosemia; deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD); toxoplasmose congênita; doenças lisossômicas; e imunodeficiência combinada grave (SCID). Os resultados deverão ser entregues aos pais ou responsáveis em prazo máximo de 15 dias, a contar da coleta.

 

Segundo Bins Ely, a incorporação à Triagem Neonatal Ampliada de outras doenças tratáveis visa a possibilitar o diagnóstico e tratamento precoces e, assim, prevenir e reduzir a morbimortalidade provocada pelas patologias triadas.

Texto

Grazielle Araujo (reg. prof. 12855)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:neonataltriagempezinhoteste