Plenário

Themis é homenageada com o diploma de Honra ao Mérito

  • Vereadora Daiana Santos homenageia organização Themis
    Homenagem ocorreu durante a sessão plenária desta segunda-feira (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)
  • Vereadora Daiana Santos homenageia organização Themis
    Daiana Santos, na tribuna, e Estela Oliveira da Silva (à direita, em primeiro plano) falaram na cerimônia (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Ong Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi homenageada com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (7/3), a pedido da vereadora Daiana Santos (PCdoB). Estela Oliveira da Silva, representante das Promotoras Legais Populares, falou em nome da Themis. Ela destacou o trabalho que a Ong realiza há 29 anos no sentido de levar assistência jurídica para mulheres, principalmente as periféricas, que são as mais discriminadas no sistema de justiça brasileiro. Falou também do projeto de ajuda humanitária criado durante a pandemia, que permitiu ajudar quase 1.500 mulheres com recargas de celulares, assistência jurídica, cestas básicas e acolhimento.

Daiana Santos agradeceu, em nome também da bancada do PCdoB e de suas aliadas da bancada negra, à Themis pelo trabalho na luta efetiva pelos direitos das mulheres nas comunidades de Porto Alegre. A vereadora falou da importância social da Themis em defender os direitos fundamentais das mulheres e falou de sua confiança na organização, que propõe ações efetivas em um Estado que tradicionalmente negligencia os direitos das mulheres.

Daiana também aproveitou a homenagem para propor a volta de uma secretaria de políticas públicas para as mulheres, órgão que considera essencial e que há quase oito anos não se tem na cidade. “Segundo o Observatório do Mapa da Violência e da Segurança Pública do estado Rio Grande do Sul, houve um aumento de 16% no número de estupros entre 2020 e 2021. O número de feminicídios também aumentou nesse mesmo patamar “, lembrou a vereadora.

Texto

Matheus Riskalla (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)