Comissões

Transporte Público será o primeiro tema em debate na Cuthab

Reunião desta terça-feira discutiu pautas que serão enfrentadas pela comissão neste início de ano legislativo

Comissão se reúne para a organização dos trabalhos de 2020. Compondo a mesa, a vereadora Karen Santos e os vereadores Dr. Goulart, Roberto Robaina, Paulinho Motorista e Lino Zinn.
Vereadores da Comissão estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Em reunião de trabalho realizada na manhã desta terça-feira (4/2) os integrantes da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre deliberaram que a primeira pauta temática do ano, na próxima semana, discutirá a situação do transporte público coletivo da capital. De acordo com o presidente da comissão, vereador Roberto Robaina (PSol), é necessário abordar o tema de uma forma mais abrangente diante da iminência do aumento da tarifa, já solicitada ao Executivo pelas empresas e que poderá passar dos atuais R$ 4,70 para R$ 5,20.

Robaina ainda destacou que, em razão do conflito estabelecido pela luta da categoria rodoviária contra a proposta de extinção da função de cobradores nos ônibus, informações dão conta de que aumentaram demissões por justa causa na Carris. “É preciso averiguarmos se isso se fundamenta e, em caso positivo, encaminhar o assunto internamente, trazendo as partes para uma discussão aqui na Cuthab“, afirmou.

A proposta para o próximo encontro, que deve se confirmar ao longo desta semana, após as conformações da agenda com os representantes do Sindicato, delegados sindicais da Carris e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ainda incluirá um relato da vereadora Karen Santos (PSol) de audiência mantida com o procurador Geraldo Da Camino, do Ministério Público de Contras (MPC), sobre denúncia quanto à falta de transparência nas planilhas de custo da tarifa e de descumprimento dos contratos firmados com as empresas a partir dos editais de concorrência.

Cronograma

Robaina ainda adiantou que outros temas serão incluídos em um cronograma e planejamento de trabalho que igualmente deverá ser apresentado no próximo encontro. A questão do abastecimento de água e saneamento dos porto-alegrenses foi sugerida pelo vereador Dr. Goulart (PTB); assim como conflitos em relação a linha de lotação no Jardim do Sol, encaminhada por Paulinho Motorista (PSB), e a situação de reintegração de posse em comunidade no bairro Navegantes, por Karen Santos.

Sobre o tema da água, o vereador Lino Zinn (Novo), suplente em exercício, destacou a importância de se saber, a partir da direção do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), quando esta vier tratar do tema na comissão, se o órgão tem capacidade para fornecer o serviço a 100% dos cidadãos. Ainda ressaltou que é preciso debater o transporte público com um olhar que compreenda a presença da revolução tecnológica. “Isso pode contribuir para que estejamos preparados e o sistema que aí está não seja atropelado e destroçado pela inovação”.

Vice

A eleição do vice-presidente da Cuthab foi outro item adiado para o encontro da próxima semana. Previsto para acontecer nesta terça-feira, a deliberação não ocorreu em razão da ausência do vereador Professor Wambert (PL). Segundo Robaina, isso se fez necessário em respeito a acordo firmado no debate que o elegeu para o comando da Comissão.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Distribuição de ÁguaTransporte Público