Plenário

Três eventos entram para o calendário oficial de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/6), três projetos que incluem eventos no calendário oficial da Capital: 

SARANDI - O projeto de lei de autoria do vereador Waldir Canal (PRB) inclui a Semana Municipal do Bairro Sarandi no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. O Sarandi situa-se no extremo da Zona Norte e foi criado em 7 de dezembro de 1959. De acordo com Canal, para qualificar os indicadores sociais da região é relevante o estímulo de ações culturais no período de aniversário do bairro.

PAZ - O projeto de lei que inclui o Dia Internacional da Paz no Calendário de Porto Alegre também recebeu aprovação. A proposta, de autoria do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), indica que a data seja lembrada em 21 de setembro, mesmo dia em que é celebrado o Dia Internacional da Paz, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nessa data, a ONU pede o encerramento completo das hostilidades em todo o mundo”, disse. A proposta do vereador ainda afirma que cerca de 1,5 bilhão de pessoas vivem em países afetados pela guerra, violência e altos índices de criminalidade.

CANELA PRETA - O Projeto de lei que inclui o evento Jogos do Grupo Canela Preta no calendário oficial. Pela proposta, apresentada pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), os jogos serão realizados no sábado em que terminarem as atividades da Semanas da Consciência Negra da Cidade e da Câmara. Segundo o vereador, a Liga da Canela Preta surgiu no fim do século XIX, quando os negros formaram times e clubes para que pudessem jogar futebol porque eram impedidos de jogar nos clubes dos brancos. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)