Frei convida para Festa e Procissão de Santo Antônio
O pároco da Igreja de Santo Antônio, frei Luiz Sebastião Turra, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (4/6) para anunciar a realização da festa e procissão do próximo dia 13. Conforme o religioso, o evento encerrará a trezena iniciada em 11 de março. No dia 13, conforme Frei Turra, haverá missas de hora em hora a partir das 7 horas, com término às 20 horas, distribuição de pãezinhos e bênçãos da família e da saúde.
Também estão programadas procissões às 9, 15 e 20 horas (luminosa), além de feira de evangelização, chá e Tenda da Solidariedade, entre outras atividades. Frei Turra lembrou que a Paróquia de Santo Antônio surgiu, oficialmente, em 30 de agosto de 1911, derivada das paróquias do Menino Deus e de Nossa Senhora do Rosário. "Naquela época, a configuração da cidade era outra", contou. "A colina do Partenon era descrita como situada a quatro quilômetros de Porto Alegre."
O pároco destacou a importância de Santo Antônio para todos os povos. Nascido em 1195, em Lisboa, filho de família nobre, ele renunciou à riqueza para abraçar valores perenes, capazes de preencher o vazio existencial que assalta a humanidade, disse. Segundo o pároco, como discípulo de São Francisco de Assis, Santo Antônio propagou o amor a todas as criaturas da Terra, em especial aos pobres, excluídos e sofredores.
Durante sua manifestação o Frei Turra disse que, neste ano, foram inaugurados a nova Sede de Ação Solidária Santo Antônio, que acolhe as pessoas necessitadas, e o Centro de Convivência Santa Clara, que atende 200 idosos e idosas.
O frei informou ainda que, após a festa de 2009, a paróquia pretende concluir as obras da estrutura do lado externo e, até 2011, a restauração de seu edifício central, da praça e da estrutura de apoio. "Paralelamente, investiremos em uma reestruturação espiritual que responda aos grandes desafios atuais", disse. Segundo ele, algumas medidas nesse sentido já são postas em prática. Entre elas, citou a distribuição de 200 cestas básicas mensais, a visitação a famílias necessitadas e a realização de cursos de inclusão (informática, artes domésticas, inglês, atividade esportivas e para gestantes).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)