Sessão Solene

Tribunal de Justiça recebe homenagem da Câmara pelos 145 anos de atividade

  • Sessão Solene em homenagem aos 145 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
    Professor Wambert e Carlos Duro exibem diploma da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem aos 145 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
    Membros do Judiciário do RS prestigiaram a cerimônia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os 145 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) foram registrados na Câmara Municipal de Porto Alegre no final da tarde desta terça-feira (22/10) durante Sessão Solene proposta pelo vereador Professor Wambert (PROS). Na solenidade, no Plenário Otávio Rocha da Casa, o proponente disse que homenagear o Poder Judiciário e a cada juiz em particular é a função dos vereadores na tarde de hoje. “Pois são a personificação da Justiça do nosso Estado”, disse Wambert enfatizando que o Judiciário gaúcho há 10 anos consecutivos é eleito em primeiro lugar no quesito produtividade no país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “São verdadeiros titãs que carregam o mundo nas costas. Vida longa ao nosso Tribunal de Justiça”.  

Para o vereador João Carlos  Nedel (PP), que presidiu a sessão, só pode haver democracia onde há um judiciário independente. “E o nosso Tribunal de Justiça tem uma história de honra, ação e eficácia e sempre soube desempenhar com altivez e correção máximas suas funções”.

O presidente da instituição, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, disse que o TJ sempre foi inovador e vem sendo reconhecido nacionalmente no quesito produtividade. “Sendo o tribunal mais eficiente do Brasil por dez anos”, ressaltou Duro, enfatizando que a ideia da atual administração é a prestação de uma jurisdição adequada à população gaúcha. “Essa é a nossa meta permanente”. Ele lembrou ainda a trajetória da instituição, que começou num prédio na avenida Duque de Caxias em 1874. “Com sete desembargadores à época”. 

Prestigiaram o evento os representantes do governo Estado, Bruno Pinto de Freitas, secretário adjunto da Casa Civil, Lisiane Hartman, subdefensora pública, general de Divisão Riyuzo Ikeda, do Comando Militar do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, e Fabiana Azevedo da Cunha Barth, representando a OAB/RS, além da vereadora Comandante Nádia (MDB).

Texto

Regina Andrade (reg. Prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)