Destaques

Troféu Câmara 250 Anos é entregue ao MJDH

Solenidade de entrega da distinção ocorreu no Plenário Otávio Rocha com participação de representantes de lideranças das entidades ou pessoas homenageadas. MJDH foi destaque do vereador Pedro Ruas

Outorga dos Troféus dos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre
Outorga dos Troféus dos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A sessão plenária para a entrega do troféu “Câmara 250 Anos”, realizada na tarde desta segunda-feira (06/11/2023) foi muito concorrida, com a presença de dirigentes e integrantes das entidades contempladas. O gabinete do vereador Pedro Ruas (PSOL), distinguiu o Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos (MJDH) com o Troféu, que foi recebido pelo presidente da entidade, Jair Krischke. Na sua manifestação, Ruas reforçou os motivos pelos quais indicou o MJDH para receber a honraria. “Essa entidade, bem como sua diretoria e o presidente aqui presentes, representa uma liderança consolidada na defesa dos direitos humanos em nossa cidade, no Rio Grande do Sul no Brasil e no mundo, sendo reconhecida inclusive perante a Organização das Nações Unidas (ONU)”.

O vereador destacou a trajetória da entidade – que liderou grandes ações na defesa dos direitos humanos, na capital gaúcha nas mais diversas áreas. "Optei por indicar o MJDH por ser essa entidade de cunho humanitário e de natureza jurídica, visando desde sua criação oficial, em 1979 - mas desde 1970 já em atividade - preservar a democracia e os direitos humanos, sem distinção”, avaliou Ruas. Ele destacou a atuação firme do presidente do Movimento, Jair Krischke e de Omar Ferri, em defesa dos militantes políticos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Dias, sequestrados na capital gaúcha, num conluio entre as polícias de repressão políticas do Uruguai e do Rio Grande do Sul. 

Ferri, Ruas, Krischke e Paulo de Tarso
Ferri, Ruas, Krischke e Paulo de Tarso

                   O presidente do MJDH agradeceu destacando que tem tido, ao longo da trajetória da entidade, o apoio do Legislativo da Capital que sempre atuou e atua voltado à preservação da democracia. Enfatizou que o MJDH se sente muito honrado por ter sido indicado pelo vereador Pedro Ruas, para receber o Troféu Câmara 250 Anos,  “pois Ruas é um batalhador que sempre esteve ao nosso lado nas questões humanísticas, um verdadeiro defensor dos direitos humanos”.

Lideranças do MJDH e da AEPPPRS com Ruas
Lideranças do MJDH e da AEPPPRS com Ruas

Uma comitiva composta por lideranças da diretoria do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e da Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS (AEPP/RS) prestigiou a sessão solene no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Entre esses, Sérgio Bittencourt, Afonso Liks, Suzete Manfroi , Geraldo e Gustavo Carvalho,  Marco Tulio de Rose, Nilson Mariano, Paulo de Tarso Carneiro, Omar Ferri, Solon Viola, João Pedro Linhares, Mário Cladera.

Texto

Jurema Josefa

Edição

jurema Josefa (Mtb 3.882/RS)