SESSÃO SOLENE

Troféu Câmara é entregue à Associação Murialdo Porto Alegre

Sessão Solene de entrega do Troféu Câmara à Associação Protetora da Infância Instituto Leonardo Murialdo, proposta pelo vereador Aldacir Oliboni.
Associação Murialdo foi homenageada hoje na Câmara (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (15/08), o Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Associação Protetora da Infância Murialdo Porto Alegre. A homenagem foi realizada em Sessão Solene, no Plenário Otávio Rocha, com proposição do vereador Aldacir Oliboni (PT). O Troféu Câmara é conferido para pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado publicamente em um período de cinco anos para o desenvolvimento social, econômico ou humano em Porto Alegre.

Oliboni ressaltou a função social exercida pela instituição na capital. “Hoje, o colégio Murialdo e suas ações sociais atendem 1.850 crianças, jovens e famílias diariamente, algo que contribui muito para o desenvolvimento humano e social da região leste de Porto Alegre”, destacou. Oliboni relembrou sua trajetória pessoal com a congregação e os ensinamentos difundidos pela instituição. “Aprendi com ela a humildade e o sentimento de lutar sempre pela comunidade. No Murialdo, aprendi os conceitos de fraternidade, ajuda ao próximo e a todo o coletivo. Além de buscar contribuir com a verdade e a inclusão de todos em uma sociedade humana, longe de qualquer tipo de preconceito ou violência”, enfatizou. 

O diretor da instituição, padre Joacir Della Giustina, relembrou a trajetória da congregação até chegar ao Brasil e as ações desempenhadas no Morro da Cruz em prol da população local. “A vila era muito pobre, várias atividades passaram a ser oferecidas ao longo dos anos no alto do morro, na rua Primeiro de Março, na creche, no centro infanto-juvenil, nos campos esportivos, espaço para reuniões da comunidade, clube de mães, escoteiros e bandeirantes, associações juvenis, postos de atendimento médico e odontológico, além da biblioteca comunitária”, relembrou. Por fim, reafirmou os princípios passados pela instituição, inspirados pelo fundador da congregação, São Leonardo Murialdo. “Reafirmamos mais uma vez o nosso compromisso com o legado do fundador Murialdo, que é testemunhar o amor de Deus fazendo o bem e fazendo bem”, ressaltou. 

Histórico

A Associação Protetora da Infância, mais conhecida como Murialdo Porto Alegre, é uma instituição do grupo religioso Instituto Leonardo Murialdo, com sede em Caxias do Sul. A organização maior é a Congregação Religiosa “Josefinos de Murialdo”, e tem sua sede em Roma. A Congregação foi fundada em 19 de março de 1873, por São Leonardo Murialdo, em Turim, na Itália. A missão institucional se voltava para o compromisso de promover a vida de crianças, adolescentes e jovens que se encontravam em situação de extrema vulnerabilidade pessoal e social.

Em 1915, chegaram ao Brasil os primeiros membros da Congregação na região de Jaguarão, Rio Grande e Pelotas. O Morro da Cruz, desde o início da vinda da Congregação a Porto Alegre, era o desafio missionário. A primeira ação foi a abertura da Escola de 1º Grau, ligada ao Colégio São José de Murialdo; esta foi a primeira escola a ser instalada no Morro da Cruz. Chegou a ter 450 alunos matriculados anualmente. Hoje, a presença “Murialdo” no Morro da Cruz está concreta em quatro programas: Educação Infantil, Biblioteca Ilê-Ará, Centro Infanto Juvenil, Serviço de Orientação e Serviço de Apoio às Famílias. A Sede da Ação Social Murialdo, localizada no pé do Morro da Cruz, ao lado da Paróquia, por sua vez, desenvolve programas de Aprendizagem Profissional, Jovem Aprendiz, Apoio Sócio Educativo no turno contrário ao turno da Escola formal. Atualmente, a instituição atende 850 alunos na Educação Básica e mil crianças, adolescentes, jovens e famílias na ação social.

Texto

Laura Paim da Silva (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)