Troféu Câmara é entregue ao Hospital Mãe de Deus
O Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Hospital Mãe de Deus, em Sessão Solene realizada na tarde desta sexta-feira (29/11). A solenidade foi realizada no Plenário Otávio Rocha, com proposição da vereadora Cláudia Araújo (PSD).
A proponente relembrou os últimos acontecimentos no município e disse que 2024 não foi um ano fácil, devido aos estragos causados pelas enchentes de maio à cidade de Porto Alegre e ao Hospital Mãe de Deus. “Nos primeiros dias dessa grande catástrofe que nos assolou, a entidade que hoje homenageamos - e que tem um histórico na nossa cidade, de cuidar e salvar vidas - sofreu diretamente os impactos, sendo que a água invadiu as dependências do Hospital Mãe de Deus, exigindo uma ação rápida de evacuação do mesmo, o que foi feito de forma segura”, afirmou. A vereadora também citou os diversos feitos do hospital ao longo dos seus 45 anos de serviços prestados à saúde dos porto-alegrenses e elogiou o trabalho da equipe para retomada emergencial da unidade hospitalar, enfatizando que ainda será necessário reunir esforços para reconstruir o hospital em sua totalidade.
João Batista Feijó, diretor executivo da Associação Educadora São Carlos (AESC), que atua como mantenedora do Hospital Mãe de Deus, agradeceu a honraria em nome da entidade e recordou as dificuldades enfrentadas pelas cheias, pouco antes do hospital completar seus 45 anos de atuação. “No mês de maio, o Rio Grande do Sul foi atingido pelas enchentes e o nosso hospital não foi poupado. Contamos com apoio de entidades, autoridades, Exército e de nossos colaboradores e médicos, que foram incansáveis nas 36 horas que precisamos para transferir 278 pacientes, operação essa de absoluto sucesso. Depois disso, vivemos o impensável: nossos corredores, salas de cirurgia, consultórios e leitos silenciosos por mais de 30 dias, mas mesmo num cenário cheio de incertezas, em nenhum momento perdemos a coragem”, revelou. O Hospital Mãe de Deus retornou com suas atividades gradativamente, a partir do início de junho, voltando a oferecer os cuidados e acolhimento aos seus pacientes.
A presidente da AESC, Marileda Baggio, fez um agradecimento a todos os envolvidos na homenagem e aos colaboradores e funcionários do hospital. Ela explicou que a AESC trata-se de uma entidade beneficente e filantrópica, que mantém diferentes projetos da área da saúde, voltados para o Serviço Único de Saúde (SUS). Na ocasião, citou os hospitais administrados pela AESC e seus serviços prestados. “Tudo isso explica a relevância que o Hospital Mãe de Deus tem para com a nossa congregação e para o nosso compromisso com a sociedade porto-alegrense e gaúcha. Dividimos esse troféu com todos os nossos colaboradores e colaboradoras, com suas famílias, com tanta gente que nos ajuda, que nos apoiou e com todos vocês que acolhem quem acolhe”, finalizou.
Histórico
O Hospital Mãe de Deus atua, desde 1979, oferecendo soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade e cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição. Referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo. Desde 2012, o Hospital mantém esta acreditação, que é avaliada a cada três anos. No mundo, 660 hospitais são acreditados e, no Brasil, 36 instituições, entre as quais apenas 40% possuem o mesmo estágio de maturidade de acreditação do Mãe de Deus (três ou mais acreditações).
Para melhor atender os pacientes, conta com uma estrutura de 312 leitos ativos, área construída de aproximadamente 55 mil m², onde concentra 2 mil equipamentos de tecnologia avançada, uma equipe de profissionais altamente qualificados e com experiência clínica, treinados por mais de 2.300 médicos credenciados. O Hospital Mãe de Deus é mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas. Destaca-se por ser uma instituição que está sempre em busca de se especializar e evoluir, com foco na inovação e na busca da melhor solução para a saúde de seus pacientes.