Sessão Solene

Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é concedido ao Chopp Stübel

Sessão Solene de outorga do troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao restaurante Chopp Stübel, em homenagem aos seus 50 anos. Na foto: da esc. vereadora Lourdes Sprenger, senhor Norton Luiz Lenhart, proprietário do restaurante, vereador Ricardo Gomes e senhora Lys Lenhart.
Norton e Gomes exibem o troféu recebido nesta noite (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

O restaurante Chopp Stübel recebeu na tarde desta terça-feira (10/3) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A Sessão Solene, presidida pela vereadora e vice-presidente do Legislativo, Lourdes Sprenger (MDB), foi proposta pelo vereador Ricardo Gomes (DEM) e também homenageou a passagem dos 50 anos do estabelecimento. Gomes afirmou que o restaurante mantém uma tradição legitimamente germânica com um cuidado de cardápio, ingredientes e decoração extraordinários. “É um ponto de encontro de amigos, aprendi com meus pais a frequentar o local”, declarou o vereador. 

O parlamentar ressaltou que um negócio que dura 50 anos é também uma ode à resiliência e ao empreendedorismo brasileiro e porto-alegrense. “O restaurante Chopp Stübel sobreviveu a sete moedas, a oito planos econômicos, ao sequestro das poupanças, ao congelamento de preços. “Poucos restaurantes de nossa cidade podem orgulhar-se por funcionar há mais de 50 anos. Entregar ao restaurante Chopp Stübel o Troféu Câmara de Porto Alegre é homenagear o empreendedorismo, a dedicação, o zelo pela qualidade e a interminável cordialidade da família Lenhart, com o já famoso Norton à frente”, afirmou Gomes.

Homenageado

Já agraciado com o Troféu Câmara Municipal, Norton Luiz Lenhart, proprietário do estabelecimento, falou das amizades que construiu ao longo desses 50 anos. “Agradecemos essa homenagem e estamos orgulhosos, pois vindo dessa Casa eu me sinto agraciado pela sociedade porto-alegrense”, disse Lenhart relembrando o momento de fundação do restaurante. “Meu pai era alfaiate, no final dos anos 1960 as alfaiatarias começaram a declinar com a chegada de magazines e foi aí que meu pai e minha mãe montaram o restaurante”, contou. 

Ele disse que gostaria que o prêmio fosse também estendido para às casas que têm longevidade na capital, como os restaurantes Prinz, Copacabana e Barranco, por exemplo. “Esse trabalho que realizamos é extraordinário, pois não alimentamos só com alimento, mas a alma das pessoas - com o convívio. Nossa história se confunde com a história dos nossos clientes. Nós também fazemos parte da história da cidade”, afirmou.

“Se hoje comemoramos 50 anos de atividade é porque trabalhamos muito para sobreviver nesse ambiente hostil e que fulmina centenas de empresas todos os anos. Saibam que 85% das pequenas e microempresas não resistem aos primeiros cinco anos e fecham. O parlamento é a instituição mais importante de um país, pois se o parlamento não quiser, o governante não governa”, concluiu. 

História

O restaurante Chopp Stübel foi fundado pela família Lenhart, descendentes de imigrantes alemães, que iniciou a sua atuação na área da gastronomia em março de 1969 no Bairro Passo da Areia. No começo, a proposta era de um pequeno restaurante que servisse um bom chopp, petiscos e pratos da culinária germânica. Em 1989, o restaurante trocou de endereço, indo instalar-se na Rua Quintino Bocaiúva, 940, no Bairro Moinhos de Vento. Em fevereiro de 2018, mudou novamente de endereço. Após grande reforma, o restaurante se instalou na Avenida Mariland, 431.

Prestigiaram a sessão a filha do  homenageado, Lys Lenhart, e os vereadores Mendes Ribeiro (DEM), Felipe Camozatto (NOVO), Claudia Araújo (PSD) e João Carlos Nedel (PP).

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)