Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é entregue à Santa Casa
Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira (10), o Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre para a Santa Casa de Misericórdia. A iniciativa foi do vereador Pedro Ruas (PSOL). O Troféu é conferido para pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da Capital.
Ruas declarou a gratidão do município pelos mais de 200 anos de serviços da entidade. "Já estamos na terceira decada do século XXI e a Santa Casa está cada vez maior, mais pujante e mais importante. Em um tempo onde nós travávamos uma batalha brutal contra a pandemia em 2020 e agora há pouco, com o Rio Grande do Sul mergulhado nas enchentes, a Santa Casa permaneceu lutando por saúde e vida sempre", destacou.
O provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, discursou em nome da entidade e relembrou os vereadores e vereadoras que estiveram presentes no hospital recentemente: "Quero reiterar os agradecimentos que fizemos naquela ocasião. Nós fazemos prestação de contas de todos os beneficios recebidos. A Santa Casa está intimamente vinculada com a Câmara Municipal, porque daqui os pedidos ressoam e a nossa função principal é cuidar do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou.
Englert reforçou o papel social da Santa Casa ao afirmar que a entidade é a maior financiadora do SUS no RS, estando entre as cinco maiores do País. Ressaltou que entidades filantrópicas "não são sinônimos de autofalência" e precisam contar com retorno financeiro para realizar seu trabalho. "A Santa Casa é resiliente, é teimosa, é inquieta e não para de se reinventar", finalizou.
Histórico
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi fundada em 19 de outubro de 1803 como uma instituição privada de caráter filantrópico. É o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e conta hoje com um complexo formado por nove hospitais. A Santa Casa oferece serviços de consultas ambulatoriais eletivas e de urgência e emergência, além de serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, procedimentos cirúrgicos e obstétricos, internações hospitalares, clínicas e cirúrgicas, entre outros. É a única instituição hospitalar do País a realizar todos os tipos de transplante de órgãos. A Santa Casa realiza mais de 6 milhões de atendimentos ao ano.