SESSÃO SOLENE

Troféu Câmara Municipal é entregue a Arthur e Nelson Pereira Filho

  • Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal ao Senhor Arthur Pereira Filho e Nelson Pereira Filho, proposta pelo vereador João Bosco Vaz.
    Solenidade ocorreu no Plenário Ana Terra (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal ao Senhor Arthur Pereira Filho e Nelson Pereira Filho, proposta pelo vereador João Bosco Vaz. Na tribuna, os homenageados.
    Arthur e Nelson Pereira Filho (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (17), o Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre para os médicos Arthur Pereira Filho e Nelson Pereira Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). O troféu é um prêmio concedido a pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade.

Bosco afirmou que o prêmio reconhece a qualidade pessoal e profissional dos homenageados. Ele destacou estar participando de sua última Sessão Solene como vereador. “Estou fechando, hoje, com chave de ouro, por poder homenageá-los”, disse, dirigindo-se aos médicos: “O feito dos senhores é uma coisa fantástica, maravilhosa”. Bosco ressaltou que a homenagem da Câmara significa um reconhecimento de toda a cidade.

Arthur e Nelson agradeceram a homenagem da Câmara e destacaram que seu avô, Nelson de Azambuja, foi parlamentar na Casa, na década de 1970. Também ressaltaram integrar a quarta geração de médicos na família. Eles relataram o estudo, ao longo dos últimos anos, de técnicas robóticas na neurocirurgia, e contaram que fizeram treinamento em Munique, na Alemanha, em 2022, para operar os equipamentos.

“Conseguimos, depois de muito esforço e muita luta, efetivar uma cirurgia utilizando esse equipamento. Foi uma honra saber que foi a primeira na América Latina. É muito difícil na medicina termos destaque em relação à América Latina. São muitos centros, e em São Paulo há grandes hospitais com mais recursos”, destacou Arthur. O sucesso da cirurgia foi uma conquista muito comemorada, ressaltou o homenageado. “Nossa história não foi construída por nós sozinhos”, complementou Nelson, agradecendo a suas famílias: “Esse mérito é nosso, mas dividido com vocês”.

Histórico

Em 2023, os neurocirurgiões Arthur e Nelson de Azambuja Pereira Filho foram os primeiros médicos da América Latina a realizar uma cirurgia cerebral com o uso de navegador cirúrgico e braço robótico. O procedimento foi uma biópsia de lesão cerebral, realizada em um colega médico de 58 anos, em outubro. Conforme informações do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), a escolha da técnica se deu pela localização da lesão, situada em uma área profunda do cérebro próxima de zonas com funções nobres, como expressão da linguagem e controle motor.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)