Troféu Câmara Municipal é entregue à Umespa
O Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à União Metropolitana de Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) em Sessão Solene realizada na tarde desta terça-feira (10). A homenagem foi proposta pela vereadora Biga Pereira (PCdoB).
A proponente enalteceu o envolvimento da Umespa, ao longo de seus 68 anos de existência, representando mais de 300 mil estudantes e atuando em projetos e movimentos sociais na Capital, pela promoção de cidadania ativa, cultura, saúde, educação e na formação de jovens para o mercado de trabalho. “A Umespa tem viabilizado os direitos fundamentais dos estudantes, mas além dessa participação cotidiana, a Umespa participa da cidade. Digamos que ela faz parte da paisagem da cidade, porque não tem uma luta sequer, que se faça nessa cidade, em que a Unespa não esteja presente”, afirmou.
A vereadora citou Projetos como Jovem Tur, que oportunizou cerca de 2.400 jovens para o mercado de trabalho na área do turismo, trabalhos voltados para o combate e conscientização à ISTs, no setor cultural, o projeto de capoeira que promove arte e cultura e o cuidado, em especial às meninas, na distribuição de absorventes. “Ao atuar no presente, a Umespa investe no futuro e reconhece o poder da educação como um alicerce na nossa sociedade”, disse.
A presidente da Umespa, Gabryelle Rocha, agradeceu o reconhecimento e relembrou que desde sua formação, a organização sempre foi mais do que uma entidade estudantil: “Ela é um movimento, um espaço de resistência e transformação social”. Através da educação, a união busca garantir direitos e construir oportunidades para os estudantes. “Cada grêmio estudantil criado, cada ato organizado, cada atendimento para TRI Escolar e cada Carteira de Identidade Estudantil emitida é um ato de compromisso com a juventude e com o nosso futuro”, afirmou.
Gabryelle ainda reafirmou o compromisso de luta pelo Passe Livre Estudantil no transporte público municipal e por mais investimentos na educação. “Defendemos que todo estudante de Porto Alegre tenha acesso ao TRI Escolar sem burocracia e que a juventude possa se locomover com dignidade e segurança, sem burocratização durante o processo. Ela finalizou afirmando que a honraria é uma homenagem a todos os estudantes que acreditaram no movimento estudantil como ferramenta de transformação social e que é um chamado para seguirem adiante e firmes. “Que este troféu não seja apenas um símbolo do que já conquistamos, mas também de toda a história que a gente ainda vai alcançar”, concluiu.
Histórico
A União Metropolitana de Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) foi fundada em 1956. Filiada à União Gaúcha de Estudantes (Uges) e à União Brasileira de Estudantes (Ubes), representa mais de 300 mil estudantes de escolas estaduais, federais e municipais. A entidade conta com representação em diversos conselhos municipais, como o de Educação, o de Desportos e o dos Direitos da Mulher. Entre os trabalhos desenvolvidos pela entidade nos últimos anos, estão a capacitação de estudantes para atuação no mercado de trabalho e para atuarem como multiplicadores de informações relacionadas à saúde dos jovens, esclarecendo dúvidas sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, além da abordagem sobre o uso abusivo de drogas e álcool.
Também desenvolveu iniciativas de valorização da cultura popular brasileira e de incentivo à leitura. Em 2023, executou projeto com ações voltadas à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre jovens estudantes da cidade de Porto Alegre e uma iniciativa de distribuição de absorventes ecológicos para meninas com idade menstrual e em condições de vulnerabilidade social. A entidade já desenvolveu, também, projetos junto ao Ministério do Turismo e ao Ministério da Saúde.