Troféu Câmara Municipal é entregue à União de Cegos do RS
Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira (3/12), o Legislativo entregou o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre para a União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs). A homenagem foi proposta pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos).
Ao entregar a honraria, Medina destacou o trabalho realizado ao longo de 40 anos pela Ucergs e a importância da luta pela inclusão: "É com muito orgulho que entrego a maior honraria desta Casa, em reconhecimento aos 40 anos prestados à luta incessante pela inclusão e aos resultados concretos que mudaram a vida de muitas pessoas em nossa cidade e no nosso estado. Parabéns à Ucergs e a todos que fazem parte desta história de sucesso e transformação".
Para o proponente, a Ucergs é feita por pessoas que não apenas realizam seu trabalho, mas oferecem acolhimento e respeito ao próximo àqueles que procuram a sua ajuda. "Que esta homenagem seja um símbolo do nosso apoio contínuo ao trabalho de vocês e da nossa busca por uma cidade e um país mais acessível e inclusivo para todos. É uma honra saber que ali, existem pessoas que se preocupam com o bem-estar de seus semelhantes e que apoiam aqueles que precisam”, destacou.
O presidente da entidade, Adilso Corlassoli, recordou sua trajetória e o apoio recebido ao longo do tempo: “Eu, quando vim para Porto Alegre, fui apoiado pela União de Cegos e hoje tenho o privilégio de estar à frente desta instituição. Estamos representados em vários locais graças ao trabalho que muitas pessoas fizeram e fazem até hoje".
Ele agradeceu o papel central desempenhado pelos funcionários no dia a dia da organização, que, segundo ele, são responsáveis por tornar possível o acolhimento e o suporte necessários para transformar vidas: “O presidente está aqui, falando e aparecendo nas fotos, mas quem faz o dia da instituição são os funcionários e colaboradores que atendem não só a pessoa com deficiência visual que chega com muitas dificuldades, mas a família que também é impactada quando uma pessoa aos 20, 30, 40 ou aos 60 anos da idade, do dia para a noite, perdeu a visão. O papel da União dos Cegos é acolher e mostrar que é possível, sim, viver sem a visão ou com pouca visão".
Corlassoli também ressaltou que a Ucergs se fortalece por meio de parcerias e que, para continuar trazendo mais acessibilidade para a população porto-alegrense, é preciso investimento na causa. “Estamos buscando parcerias com o poder público e instituições privadas através de doações e pessoas que colaboram conosco. Assim, a União de Cegos vem, a cada ano, melhorando sua estrutura e ampliando seus serviços.” Ele também agradeceu ao vereador Alvoni Medina pela homenagem e por seu apoio à entidade.
Histórico
A União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em dezembro de 1984 por um grupo de pessoas com deficiência visual preocupadas com a educação, habilitação, reabilitação e inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão do estado. Atualmente, oferece serviços de atendimento social e psicológico, orientação e mobilidade, informática e tecnologias assistivas, aulas de braile, violão, fisioterapia, estimulação precoce visual e atividades da vida diária. No próximo dia 16 de dezembro, a Ucergs completa 40 anos de serviços prestados à comunidade em geral, às pessoas com deficiência visual e a suas famílias.