DESTAQUES

TRT da 4ª Região distingue Pedro Ruas

O vereador, líder do PSOL, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, recebeu a Comenda do Mérito Judiciário junto com 24 outras personalidades

Pedro Ruas entre o presidente do TRT-4 desembagador Francisco Rosssal Araújo e Marco Fagundes Salomão
Pedro Ruas entre os desembargadores do TRT-4, Marco Fagundes Salomão e o presidente Francisco Rossal Araújo

O vereador Pedro Ruas foi agraciado com a Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em solenidade realizada na sede do TRT-4, em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (17/11/2023). A honraria tem por objetivo distinguir e perpetuar a memória de pessoas e entidades que contribuíram na promoção da justiça social, através das suas ações perante a Justiça do Trabalho. O presidente do Tribunal Regional da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo em seu pronunciamento, agradeceu a cada um dos homenageados na trajetória de suas carreiras.

“Esse é um momento em que a nossa instituição olha para o externo e  para o interno. O externo são as pessoas com quem a Justiça do Trabalho se relaciona, a sociedade. E o interno, juízes, desembargadores e servidores. O Tribunal é muito agradecido ao desempenho, à dedicação, ao carinho de todas as senhoras e os senhores com a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul e a Justiça do Trabalho como um todo”, destacou Rossal.

Ruas e desembagador Luis Carlos Pinto Gastal ouvem Olívio Dutra
Ruas e desembargador Luis Carlos Pinto Gastal ouvem Olívio Dutra

Muito emocionado com a homenagem, Pedro Ruas lembrou que trabalhou como advogado trabalhista por mais de 40 anos, tendo atuado sempre na defesa dos trabalhadores perante a Justiça do Trabalho. “Estou extremamente honrado com tamanha distinção, uma vez que defendi trabalhadores em seus direitos, o que sempre foi meu objetivo na minha profissão”. Pedro Ruas também presidiu Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas (Agetra), período em que fez articulações junto ao TRT4, atuando em favor da categoria que representava. Também foi conselheiro federal da OAB e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados no RS.

 A Comenda atribuída à Pedro Ruas – e aos demais homenageados, é  é regulamentada pela Resolução Administrativa 42/2015, indicada por um Conselho composto por desembargadores e pelo presidente do TRT-4, sendo necessária a aprovação pelo Tribunal Pleno. A Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região é promoção cívica, cultural e de mérito, com o objetivo de distinguir e perpetuar a memória do labor de pessoas e a atuação de entidades que contribuíram para o engrandecimento deste Tribunal e pelas ações em favor da justiça social perante a sociedade, diz a resolução.

                        A solenidade para a entrega da 5ª Outorga da Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal Regional da 4ª Região ocorreu no plenário Milton Varela, da sede do TRT-4, em Porto Alegre, em sessão sob a presidência do presidente daquela Corte, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Entre os 24 homenageados figurou o ex-governador do RS, Olívio Dutra, o que foi motivo de alegria para Pedro Ruas. "Me senti gratificado duplamente. Ter recebido a Comenda, ainda mais junto com Olívio Dutra, personalidade tão respeitada pela sociedade", afirmou Ruas.

 

Aqui os 24 agraciados

Luís Roberto Barroso, ministro-presidente do STF;

Luiz Edson Fachin, ministro vice-presidente do STF;

Paulo Roberto Severo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;

Aloysio Corrêa da Veiga, ministro do TST;

Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do TST;

Olívio de Oliveira Dutra, ex-governador do Estado do RS;

Iris Helena Medeiros Nogueira; desembargadora presidente do TJRS;

Afonso Antunes da Motta, deputado federal;

Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo, desembargadora do TRT-4;

Flávia Lorena Pacheco, desembargadora do TRT-4;

Beatriz de Lima Pereira, desembargadora do TRT-2;

Jéferson Alves Silva Muricy, desembargador do TRT-5;

Helcio Dantas Lobo Júnior, desembargador do TRT-15;

Olga Cavalheiro Araújo (in memoriam), juíza do TRT-4;

Agenor Rigon, juiz classista do TRT-4;

Beatriz de Holleben Junqueira Fialho; procuradora do Trabalho;

Pedro Luiz Fagundes Ruas, vereador;

Emílio Rothfuchs Neto, advogado;

Edson Morais Garcez, advogado;

Leonel Pandolfo, perito;

Adolfo Marques Pereira, servidor do TRT-4;

João Luiz Peixoto da Silva, servidor do TRT-4;

Cléber Eduardo Padilha Vilande, servidor do TRT-4;

Rejane Carvalho Donis, servidora do TRT-4.

Texto

Jurema Josefa, Imprensa Gabinete Ruas, fotos Jimmy Azevedo

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)