Cultura

TV Câmara exibe sábado e domingo espetáculo que mistura circo e stand up

Stand Up Circus
Stand Up Circus

Neste final de semana, a TV Câmara exibe mais um evento que integra a mostra Teatro Glênio Peres On-line 2020, criada durante a pandemia em substituição a Mostra de Artes Cênicas e Música, promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Trata-se do espetáculo "Stand Up Circus – Comédia, Circo e Rock". As apresentações serão exibidas sábado (31/10), às 17h, nos canais 16 da NET e 11.3 do sinal aberto, além do canal da TV Câmara no Youtube; e no domingo (1/11), às 13h, no canal 11.3 e no Youtube.

"Stand Up Circus – Comédia, Circo e Rock" é interpretado por Ramon Ortiz e Everton Carvalho, criadores do espetáculo, que tem ainda Carlos Azevedo como iluminador. "Um malabarista e um mágico contam piadas em formato Stand Up Comedy e entretêm o público com suas habilidades circenses. Uma ideia original e inovadora que mescla toda a graça da comédia cara limpa com performances surpreendentes, encantadoras e arriscadas", explicam os criadores. "Fazendo graça com o cotidiano através de truques indecifráveis, a dupla de artistas remonta à antiga tradição circense através de um olhar contemporâneo e rock n' roll, transformando esse espetáculo em um show vibrante, interativo e muito divertido", complementam.

Apesar do formato stand up, trata-se de um espetáculo de circo, pois usa as técnicas legitimamente circenses, como malabarismo, palhaçaria, ilusionismo e monociclismo, ao mesmo tempo em que o texto é conduzido através das técnicas de criação da comédia stand up. Segundo Ortiz e Carvalho, é o primeiro espetáculo no Brasil que mescla essas distintas linguagens e, nos últimos anos, tem conquistado plateias que desfrutam dessa produção. "A ideia é abordar o cotidiano através do conceito de jogo e da brincadeira e assim proporcionar ao espectador um momento de dilatação do lazer e ampliação da qualidade de vida através da ludicidade por meio das artes cênicas."

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. "Entende-se que esta Câmara Municipal deve manter a sua atuação na promoção da cultura em Porto Alegre, especialmente neste momento em que se encontram desamparados profissionais de uma diversa gama de ocupações envolvidas na produção de espetáculos no Município", explica o presidente, vereador Reginaldo Pujol (DEM) .

Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Os espetáculos foram analisados, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)