Cultura

TV Câmara exibe sábado e domingo espetáculo "Sorria - O Circo é Alegria"

Espetáculo Mostra teatro Glênio Peres On-line
Apresentação será exibida pela TV Câmara (Foto: Marco Antônio Nunes / Divulgação CMPA)

O espetáculo "Sorria - O Circo é Alegria" será o segundo evento da programação do Teatro Glênio Peres On-line 2020, criado durante a pandemia em substituição a Mostra de Artes Cênicas e Música, promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A apresentação terá transmissão da TV Câmara no sábado (24/10), às 17h, e reprise no domingo (25/10), às 13h, pelo canal 11.3 (sinal aberto) e pelo Youtube.

"Sorria – O Circo é Alegria" é um espetáculo circense que explora o palco como um picadeiro de forma inusitada, trazendo os aparelhos do circo de lona para o ambiente cênico do teatro, conforme vão se revelando no desenrolar da peça.

A Família Bonaldo traz uma atmosfera nunca antes vista no formato de palco italiano, representando não apenas um espetáculo artístico, mas também a essência do circo familiar, onde a lona faz parte da casa e do cotidiano. 

Estão presentes neste novo formato elementos do próprio Planet Circus Espetacular, como o arame tensionado do equilibrista Tharles (André Luis); as acrobacias de Diogo Bonaldo e também os aéreos, com o maior e mais velho trapezista em atividade no Brasil, Primo Augusto Bonaldo, com 63 anos de história e 53 anos de trapézio.

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. "Entende-se que esta Câmara Municipal deve manter a sua atuação na promoção da cultura em Porto Alegre, especialmente neste momento em que se encontram desamparados profissionais de uma diversa gama de ocupações envolvidas na produção de espetáculos no Município", explica o presidente, vereador Reginaldo Pujol (DEM) .

Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Os espetáculos foram analisados, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).