Cultura

TV Câmara exibe show de dança flamenca Maestranza

Show Tablado Andaluz
Espetáculo apresenta relação do homem com o animal nas touradas

O espetáculo de dança flamenca "Tablado Andaluz – Maestranza" será a atração deste final da semana da Mostra de Artes Teatro Glênio Peres On-line 2020. A TV Câmara transmite o show no sábado (19/12), às 17h, nos canais 16 da Net e 11.3 da TV aberta e no Youtube; e no domingo (20/12), às 13h, no 11.3 da TV aberta e no Youtube.

Os arquétipos e rituais ancestrais de um povo ajudam a definir a sua forma de viver. O espetáculo Maestranza (que significa ensinamento em português) traz ao palco a visão que os espanhóis, principalmente os andaluzes, têm de viver a vida, interpretar suas questões sociais e pessoais a partir do legado deixado pela tauromaquia, ou seja, a maestria. Maestranza também é apelido da plaza de toros mais famosa e importante da história, a La Real Maestranza de Caballería, de Sevilla, berço da tauromaquia. 

A tauromaquia é arte que estuda a movimentação do homem no universo taurino. Aprender a lidar com o animal e com o medo e entender como respirar, parar, pensar, mover e manobrar o touro. "Se a tauromaquia é a arte que estuda os movimentos do homem em relação à fera, o flamenco é a arte que estuda os movimentos do homem em relação a si mesmo e seus sentimentos e ânimos, suas próprias feras. Uma arte inspira outra arte."

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Todas as propostas foram analisadas, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)