Sessão Solene

UGEIRM/Sindicato recebe a Comenda Porto do Sol

Sessão Solone para entrega de Comenda de Porto do Sol ao Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícias - RS (UGEIRM). Na foto, o presidente do sindicato, Isaac Ortiz, com o vereador Leonel Radde
Ortiz e Radde exibem a Comenda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (UGEIRM/Sindicato) recebeu hoje (10/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre a Comenda Porto do Sol. A distinção, proposta pelo vereador Leonel Radde (PT), foi entregue em cerimônia no Plenário Otávio Rocha. A Comenda Porto do Sol, maior honraria concedida pela Câmara, é destinada a pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública reconhecida pela sociedade porto-alegrense. 

Policial civil, Radde salientou que tem orgulho de integrar um sindicato que, segundo ele, é o maior do Estado em tamanho e mobilização. O vereador observou que é essencial que se tenha sindicatos fortes. "Se não fossem os sindicatos, estaríamos trabalhando 18 horas por dia sem qualquer garantia." Radde acrescentou que os policiais sabem a realidade do assédio moral e das perseguições. "E se não fosse a UGEIRM, pagaríamos um preço ainda mais alto e não teríamos o mínimo de garantias que temos hoje."

Ao lembrar que a entidade completou 42 anos em março, o presidente da entidade, Isaac Ortiz, disse se sentir honrado pelo reconhecimento da Câmara ao trabalho realizado pelo sindicato. Agradeceu aos funcionários e aos sindicalizados, que mantêm a UGEIRM em funcionamento e atuante. Ortiz lamentou os sucessivos ataques aos direitos dos servidores públicos que, conforme ele, prejudicam principalmente os aposentados e os pensionistas. "Lutamos contra a injustiça e por uma segurança pública de qualidade. Somos policiais, mas, antes disso, somos trabalhadores, temos famílias, amigos e problemas como todas as outras pessoas." 

História

O UGEIRM/Sindicato foi fundado em 20 de março de 1980 para representar e defender os interesses dos agentes de polícia. Inicialmente a União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores, Investigadores, Radiotelegrafistas e Mecânicos policiais teve sua atuação como associação e mais tarde tornou-se no UGEIRM/Sindicato, entidade sindical que representa plenamente, em todos os níveis e instâncias, escrivães, inspetores e investigadores de polícia do Rio Grande do Sul. A UGEIRM Sindicato é entidade classista que tem como norte a luta pelos direitos dos policiais civis, bem como de todos os demais trabalhadores.

Entre os diversos objetivos da UGEIRM estão a defesa dos interesses de todos os agentes de polícia do RS, visando melhoria de sua qualidade de vida, através de salários dignos, modernização da carreira, qualificação profissional, melhoria nas condições de trabalho e aumento de efetivo, de acordo com os padrões das Nações Unidas; a representação dos agentes de polícia nas negociações junto ao governo, Secretaria de Justiça e Segurança e Chefia de Polícia, bem como junto aos poderes constituídos; a defesa e ajuizamento em nome de seus associados, representando politicamente a categoria em todas as instâncias e níveis que se fizerem necessários; e o fortalecimento dos servidores e dos serviços públicos e também a contraposição à modelos governamentais excludentes. 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)