Plano Diretor

V Comar diz no PDDUA desconhecer projeto da Arena

Chefia do V Comar com o vereador Dib na reunião desta quinta Foto: Tonico Alvares
Chefia do V Comar com o vereador Dib na reunião desta quinta Foto: Tonico Alvares

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (5/3) com o comandante do V Comando Aéreo Regional (V Comar), major-brigadeiro-do-ar Raul José Ferreira Dias, o chefe do Estado Maior do V Comar, Almir de Oliveira Filho, e o Assessor Especial do V Comar, Uirassu Gonçalves.

Na reunião, o comando do V Comar apresentou aos integrantes da Comissão do PDDUA informações técnicas sobre a Zona de Proteção do Aeródromo Porto Alegre, que engloba as regiões em torno dos aeroportos Salgado Filho e de Canoas. A preocupação da Comissão está em garantir que as alturas aprovadas para novas edificações, como a da Arena do Grêmio, não prejudiquem a segurança de voo na Capital.

Segundo o major Dias, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense chegou a consultar o V Comar acerca das alturas permitidas para edificações em cinco pontos diferentes da cidade, mas o comando desconhece o projeto da Arena que está em discussão na Casa e suas especificações.

Normas

Durante as discussões, foram apresentados o Plano Básico da Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e algumas das normas internacionais de vôo contidas no Tratado de Chicago, do qual o Brasil é signatário. Conforme dados citados pelo major Dias, havia 318 obstáculos nas regiões próximas aos aeroportos da Capital e de Canoas e, em 2005, após a atualização do Plano Específico da Zona de Proteção de Aeródromos Porto Alegre – Salgado Filho e Canoas, este número vem crescendo consideravelmente, o que estaria dificultando as manobras de aproximação e pouso.

O vereador João Pancinha (PMDB) propôs a incorporação das especificações técnicas do PBZPA ao Plano Diretor e o vereador Engenheiro Comassetto (PT), membro da Comissão Temática que trata do Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial, encaminhou a composição de uma agenda de trabalho da Temática com a assessoria do V Comar “a fim de estudarmos a aprovação dos projetos respeitando as necessidades de segurança de voo, tanto na área do Salgado Filho como na região em torno do Aeroclube Belém Novo”.

A Comissão Especial do PDDUA é presidida pelo vereador João Antonio Dib (PP). As reuniões são abertas ao público e realizadas sempre às quintas-feiras, às 9h30min, no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Aeronáutica alerta para segurança nos voos na Capital