Vereador Bobadra mobilizado pelo chamamento dos aprovados no último concurso da SUSEPE
Buscando sensibilizar o governo do Estado quanto a necessidade de qualificar os serviços penitenciários no Rio Grande do Sul, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) protocolou Moção de Apoio ao chamamento dos aprovados no último concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A solicitação é baseada na proximidade de extinção do prazo de convocação que chega ao fim no próximo dia 15 de setembro.
A população carcerária estimada no Rio Grande do Sul é de 42.800 presos divididos em cerca de 110 casas prisionais. Estão previstas aproximadamente 3.500 novas vagas prisionais nos próximos anos com a construção de mais seis unidades prisionais e cinco ampliações, o que certamente irá aumentar ainda mais a demanda por servidores que, conforme o vereador, a falta de efetivo é um problema histórico na SUSEPE.
“Os aprovados no concurso realizado em 2017 aguardam há quase quatro anos a nomeação e convocação para iniciar os cursos de formação e se prepararem para a função. Precisamos que aconteçam as nomeações o mais breve possível, pois, além de envolver a expectativa dos mais de 500 aprovados, que se dedicaram e tem a vontade de contribuir para nossa Segurança Pública, o Rio Grande do Sul enfrenta um recorrente déficit de servidores, na ordem de 50% da força de trabalho ideal”, destacou o vereador.
“Um exemplo da necessidade de recompor os quadros e aumentar o efetivo da Policia Penal é o recente episódio ocorrido em Caxias do Sul. Marginais fortemente armados investiram contra dois agentes que conduziam um traficante de alta periculosidade a um exame médico, resultando na morte de um Policial Penal e ferindo gravemente outro”, apontou Bobadra.