Vereador Bobadra protocola sete projetos na primeira quinzena de janeiro
Nos primeiros dias de janeiro, logo após assumir seu primeiro mandato na Câmara de Porto Alegre, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) deu início a um intenso trabalho em seu gabinete. Além dos atendimentos para colher demandas e sugestões dos eleitores, Bobadra tem protocolado uma média de dois projetos por semana em benefício dos servidores da segurança e jovens estudantes.
As sete propostas já apresentadas abrangem temas como a obrigatoriedade da execução dos hinos do Brasil e do Estado nas escolas municipais, inclusão de disciplinas nas grades curriculares do ensino fundamental e iniciativas para maior sensação de segurança aos porto-alegrenses.
Presidente da Comissão de Segurança Urbana, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh), o vereador assegurou que vai defender o combate à criminalidade e a criação de um ambiente que beneficie aos jovens em busca de oportunidades.
Alexandre Bobadra ressaltou que pretende dar protagonismo ao Legislativo municipal em iniciativas voltadas à garantia de uma Porto Alegre mais segura. Em apoio aos jovens, seu Gabinete móvel irá percorrer bairros e vilas da Capital para orientar questões vocacionais, abertura de empresas e vida acadêmica, além de colher demandas das comunidades.
“Os vereadores têm o dever de atuar por toda a coletividade. Sou de direita e represento a segurança pública, mas meus projetos são voltados não só à minha base, mas ao bem-estar de toda a população. Acredito que devemos sim ter ideologias, mas ela não deve cegar a atuação e prejudicar a sociedade. O apoio aos jovens, à igualdade de gênero ou de oportunidades não são pautas exclusivas do partido A ou B, mas de todos que querem o bem comum”, frisou Bobadra.
PROJETOS:
Isenção da passagem de ônibus para profissionais da segurança: a finalidade não é garantir economia nos gastos com transporte aos integrantes das forças policiais, mas oferecer segurança às pessoas que se deslocam de ônibus. A Lei em vigor (11.768/2015) prevê isenção de passagem somente aos soldados da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais. Com as alterações pretendidas, o benefício será estendido aos demais servidores policiais civis, policiais penais e demais integrantes da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Ensino de Técnicas Agrícolas e Técnicas Domésticas nas escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre: oportunizar aos jovens alunos do ensino fundamental, conhecimentos agrícolas básicos que proporcionem maior interação com o meio ambiente e promover o conceito de igualdade entre homens e mulheres através de ações afirmativas fomentadas no seio familiar.
Inclusão de Noções de Direito Constitucional nas escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre: o conteúdo na disciplina de História para expandir os conhecimentos sobre direitos e deveres no exercício da cidadania dando suporte adequado aos estudantes para se tornarem cidadãos conscientes na tomada de decisões.
Desconto de 50% no ingresso a eventos artísticos e culturais a integrantes da Segurança Pública e Guarda Municipal: em reconhecimento aos servidores da área, além de servir como apoio informal na manutenção da lei e da ordem em ambientes artísticos, culturais e esportivos - Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e Instituto Geral de Perícias, bem como para os agentes Guarda Municipal, mediante apresentação de identidade funcional.
Percentual mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para vigilantes do sexo feminino: a segurança privada e de vigilância é uma das atividades onde se percebe claramente a existência de uma discriminação entre gêneros, pois impera a ideia de que a presença feminina pode fragilizar alguns postos de trabalho. O Projeto de Lei visa diminuir essa desigualdade existente na atividade de segurança privada, predominantemente desempenhada por homens.
Obrigatoriedade da execução dos Hinos Nacional e Rio-grandense nas escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre: prevê que a execução dos hinos deva ocorrer pelo menos uma vez por semana com a presença dos alunos do nível fundamental. A finalidade é criar um ambiente de respeito e amor à Pátria, ao Estado e a seus símbolos, fomentando o conhecimento das letras e melodias e compreender seus significados.
Ponto eletrônico biométrico para alunos da rede municipal de ensino da capital: para o controle efetivo da frequência dos alunos pela escola e responsáveis, objetivando a redução dos índices de evasão, otimização do tempo gasto pelos professores na realização da chamada, além de facilitar o gerenciamento e controle na distribuição da merenda escolar, evitando desperdício.