Coronavirus

Vereador Claudio Janta manifesta solidariedade a trabalhadores das atividades essenciais

Protocolando moções de solidariedade junto ao poder Legislativo, o vereador reforçou a valorização dos esforços de profissionais ligados às atividades essenciais e reiterou a importância das medidas de isolamento social.

Vereador Cláudio Janta.
Projetos ressaltam valorização de profissionais que atuam na linha de frente durante o isolamento social (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Solidário às determinações em prol do distanciamento social em Porto Alegre, o vereador Claudio Janta (Solidariedade) reforçou a necessidade de reconhecer os esforços e valorizar os profissionais que garantem o funcionamento das atividades essenciais na Capital. O reconhecimento foi formalizado através de moções de solidariedade endereçadas a órgãos e entidades representativos dos profissionais da Saúde, da Segurança Pública, trabalhadores do comércio, rodoviários, taxistas, motoristas de aplicativos e aos profissionais envolvidos na manutenção da infraestrutura e dos serviços urbanos.

"Neste momento temos reforçado à população que ficar em casa é o gesto de apoio mais importante a estes profissionais que estão na linha de frente. Mesmo assim, não podemos deixar de exaltar a dedicação, a coragem e a resiliência destes profissionais, que merecem o reconhecimento do povo de Porto Alegre, representado pela Câmara Municipal", destaca Claudio Janta.

Em outro documento, que expressa solidariedade ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, o vereador Claudio Janta também encaminha uma reivindicação de servidores municipais, "incansáveis no combate à Pandemia". Considerando o impacto das perdas salariais frente ao momento de crise relacionado ao contexto econômico e à pandemia do Covid-19, o vereador sugere ao governo municipal o desenvolvimento de uma solução, junto a instituições financeiras, para "uma moratória de 120 dias para o pagamento de parcelas a serem descontadas no final de cada contrato". A medida viria ao encontro de solicitações dos trabalhadores em busca de fôlego financeiro para enfrentar as dificuldades do momento.

Confira os documentos protocolados:

Moção de Solidariedade aos Profissionais da Saúde

Moção de Solidariedade aos Servidores da Segurança Pública

Moção de Solidariedade aos Comerciários 

Moção de Solidariedade aos Rodoviários 

Moção de Solidariedade aos Trabalhadores da Infraestrutura 

Moção de Solidariedade aos Condutores de Aplicativo

Moção de Solidariedade aos Taxistas

Moção de Solidariedade ao Prefeito Municipal