Vereador Gilson Padeiro busca ampliar a segurança dentro das Escolas Municipais
Projeto de Lei protocolado estabelece a obrigatoriedade do fechamento de portões das Escolas Municipais de Porto Alegre
Nossa atenção é com as crianças mas abrangendo toda a comunidade escolar, pois já recebemos relatos de que alunos encontraram portões abertos e saíram da escola causando preocupação geral. Esse é o relato do vereador Gilson Padeiro (PSDB) sobre a importância do Projeto de Lei do Legislativo nº 514/21 que torna obrigatório que Escolas Municipais e conveniadas mantenham fechadas as portas durante o período de realização das atividades educativas e de ensino.
“Essa medida certamente irá trazer mais tranquilidade e segurança para pais, responsáveis, crianças e educadores que trabalham nessas instituições de ensino” afirma Gilson. De acordo com o projeto, os portões devem ser abertos apenas em horários predeterminados pela diretoria da escola.
Além disso, a proposta estipula que, por ordem dos diretores, os acessos à instituição que ficarão abertos deverão ter o controle por parte de um funcionário responsável pela entrada e saída dos alunos, pais ou responsáveis legais e visitantes. Durante o período de realização das atividades dentro das dependências da escola os portões permanecerão fechados e o ingresso será permitido apenas com prévia identificação e autorização da direção.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, atualmente são atendidos mais de 70 mil alunos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino (RME) e a Rede Comunitária de Ensino (RCE). Entre as atividades inseridas na pasta está a alimentação escolar, modalidade especial de educação e ensino infantil, fundamental e médio.