Plenário

Vereador homenageia reitor da Unisinos com nome de rua

Vereador João Carlos Nedel (PP) Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador João Carlos Nedel (PP) Foto: Elson Sempé Pedroso
Começou a ser discutido na tarde desta quinta-feira (28/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do Legislativo que denomina Rua Padre João Oscar Nedel o logradouro público conhecido como Rua 7125, no Loteamento Industrial da Restinga. Como lembrou o autor da proposta, vereador João Carlos Nedel (PP), o padre foi o primeiro reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
 
O vereador contou que, de 1944 a 1946, Padre Nedel estudou Filosofia no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, vindo, depois, a exercer o magistério no Colégio Anchieta, em Porto Alegre, de 1947 a 1949, lecionando as cadeiras de Religião, História, Geografia, Química e Ciências Naturais.
 
 "Em setembro de 1953, Padre Nedel foi para a Alemanha, a fim de fazer a Terceira Provação, tendo o dia 15 de agosto de 1957 como o dia definitivo de sua incorporação à Companhia de Jesus, com a profissão dos últimos votos em Munique", afirmou o vereador. "De volta à província da Companhia de Jesus no Rio Grande do Sul, Padre Nedel trabalhou por muitos anos em São Leopoldo, tendo sido vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de 1961 a 1964, e vindo a assumir o cargo de diretor da mesma faculdade, de 1965 a 1967.
 
 Sendo a criação da Unisinos aprovada, por decreto do governo federal, em 31 de julho de 1969, no final daquele ano Padre Nedel foi nomeado o primeiro reitor da chamada Universidade dos Jesuítas, cargo que desempenhou até o final de 1973", explicou o proponente do projeto. 

Caso o projeto seja aprovado, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Jesuíta – Primeiro Reitor da Unisinos". 

Texto: Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)