Obrigatoriedade carteira de vacinação

Vereador Jonas Reis propõe a obrigatoriedade de vacinação para frequentadores de bares, restaurantes e cinemas

(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O vereador Jonas Reis (PT) apresentou o projeto de lei que Institui no município de Porto Alegre a obrigatoriedade de apresentação da Carteira de Vacinação Covid-19 para o ingresso em bares, restaurantes, lancherias, academias, casas noturnas, casas de shows, teatros e cinemas. A apresentação do documento será obrigatória sete dias após o usuário ter a primeira dose de vacina disponibilizada para a sua faixa etária, na rede pública.

 

O vereador explica que: “Os riscos de contaminação são maiores em locais fechados, com pouca circulação de ar, onde há uma grande proximidade entre as pessoas ou, quando pela natureza da atividade, é necessário tirar a máscara. A única forma de reduzir este risco é através da vacinação”.

 

Cidades como Nova York e países como França, Itália e China passaram a exigir certificação de vacina para frequentadores de bares, restaurantes e shows. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, anunciou que quem quiser frequentar estádios, festas e casas de show precisará provar pelo aplicativo Conecte SUS do Ministério da Saúde, que está completamente imunizado.

 

O Supremo Tribunal Federal considerou constitucional que estados e municípios obriguem a população a se vacinar. Conforme pesquisa do Instituto Datafolha, 70% da população defende a obrigatoriedade da vacinação e 94% querem se vacinar contra a Covid-19. A única forma de reduzir o risco de contágio é através da vacinação. Considerando que a maioria das pessoas, maiores de 18 anos, já podem ser vacinadas, não há justificativa para que a população não acesse a vacina.

Texto

Luis Carlos

Edição

Letícia Solano