CPI motoristas

Vereador Jonas Reis protocola abertura de CPI dos aplicativos na Câmara de Vereadores

Respeitem os trabalhadores!

Presidente Márcio Bins Ely recebe motoristas do aplicativo Uber.
Reunião com o presidente da Câmara sobre a CPI que o vereador Jonas Reis (PT) protocolou. (Foto: Martha Izabel/CMPA)

Na semana passada os motoristas do Uber foram desligados sem nenhuma explicação, sem levar em consideração os mais de 15 milhões de brasileiros desempregados. A realidade deles é precária e praticamente sem benefício, pois a maioria trabalha até 18 horas por dia, e com o que ganham não dá para sustentar uma família. Ainda, a insegurança é o principal motivo para que queiram seus direitos assegurados, pois muitos já faleceram.

 

Vendo esta situação complicada e delicada, o vereador Jonas Reis, com base no que dispõe a Constituição Federal e os artigos 67, 68, 69 e 70 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Porto Alegre, pediu a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O intuito é que as empresas sejam investigadas, principalmente sobre os impostos que o município deixa de arrecadar por causa da demissão em massa que aconteceu.

 

Nossa preocupação é com os trabalhadores e também com a cidade. Os aplicativos de transporte não possuem nenhum tipo de regularização, não têm vínculo com a prefeitura e nem com o motorista. Sendo assim, além de explorar os motoristas, a empresa não recolhe impostos e não contribui com encargos sociais, o resultado: gastam o que poderia ser investido em cultura, saúde, postos de saúde e escolas na cidade. Deste modo, ter uma investigação sobre os aplicativos é urgente, para que a relação com a prefeitura e a relação trabalhista com os seus colaboradores seja correta e digna.

 

Texto

Letícia Solano

Edição

Letícia Solano