Vereador propõe Diploma Honra ao Mérito a Elton Saldanha
Está em processo de tramitação, no Legislativo municipal, o projeto de lei que concede o Diploma Honra ao Mérito ao músico Elton Saldanha. De autoria de Idenir Cecchim (MDB), a proposta visa homenagear o artista gaúcho por sua contribuição para a música tradicional do Rio Grande do Sul.
Na justificativa à proposta, o vereador resgata a trajetória de Elton Saldanha destacando sua origem e seu trabalho na música gaúcha. Natural de Itaqui, Elton Benicio Escobar Saldanha se mudou para Porto Alegre e se formou em jornalismo. Ex-presidente do Diretório Acadêmico de Comunicação da Ulbra e ex-diretor do Instituto Estadual de Música (IEM), Elton Saldanha também foi 3° presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) entre 1987 e 1981.
Fundador da Tribo Amigos do Pé no Estribo (Tape) e membro dos grupos Cavaleiros da Paz, Cavaleiros da Amizade e Cavaleiros Sem Fronteiras, Elton Saldanha percorreu diversos países da América Latina e Europa a cavalo. Com isso, ele recebeu dois troféus como destaque da década.
Ainda conforme o projeto, o homenageado apresentou o programa Fandango, na TV Educativa, e recebeu o Troféu Guri, da Rede RBS. Ele também participou de seriados de TV pela Rede Globo e gravou o primeiro CD Ao Vivo do Rio Grande do Sul (1998) e o primeiro DVD do sul do país (2000). O músico recebeu mais de 200 troféus em festivais e teve mais de 800 canções gravadas ao longo de sua carreira. “Assim, para reconhecer a inegável contribuição de Elton Saldanha à preservação da cultura e das tradições gaúchas e por se constituir em justa homenagem ao artista, pai de família e amigo dos amigos, justifica-se a presente iniciativa, razão pela qual tenho a firme convicção da aprovação deste Projeto de Resolução pelos meus nobres pares”, justifica o vereador.
Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)