Plenário

Vereador propõe Sistema de Lixeiras Subterrâneas

  • Carrinheiros pelas ruas de Porto Alegre. Em destaque Av. Voluntários da Pátria.  Trânsito da cidade. Reciclagem de lixo
    Projeto visaria evitar acúmulo de resíduos nas ruas (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Valter Nagelstein.
    Vereador Valter Nagelstein (MDB) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita na Câmara da Capital projeto de lei de autoria do vereador Valter Nagelstein (MDB) que institui o Sistema de Depósito e Coleta Mecanizada de Lixeiras Subterrâneas no Município de Porto Alegre. Para o parlamentar, a iniciativa enfrentaria o problema crescente de acúmulo de resíduos no espaço urbano, bem como diminuiria a poluição e problemas ambientais. “Uma cidade que se mostra limpa, além do evidente benefício ambiental, tem mais facilidade de se apresentar aos turistas que a visitam e, nesse contexto, de impulsionar o turismo como fonte econômica geradora de impostos, emprego e renda”, defende Nagelstein.

Para o vereador, “invariavelmente, os métodos atuais propiciam que o lixo depositado nos meios-fios de calçada ou em lixeiras suspensas seja espalhado não somente pelas intempéries, deslocando-se em direção das bocas de lobo, provocando entupimentos e mananciais hídricos ocasionando uma série de eventos prejudiciais daí advindos, bem como pela manipulação de catadores ou animais que propiciam a exposição do conteúdo dos lixos”.  Conforme ele, os sistemas de depósito e coleta de lixo subterrâneos já instalados em diversos locais ao redor do mundo, com destaque para as grandes cidades da Europa, mostraram-se “um meio eficiente e eficaz na solução do depósito e da coleta do lixo produzido pelas comunidades urbanas, além de contribuírem para uma disposição racional e estética do nosso espaço vital”.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:lixeiras subterrâneas