Plenário

Vereador quer tombamento do prédio do IPA

Vereador Alberto Kopittke (PT) Foto: Ederson Nunes
Vereador Alberto Kopittke (PT) Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de Lei que tomba o imóvel sede do Instituto Porto Alegre (IPA), localizado na rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, número 80, no bairro Rio Branco. A proposta, do vereador Alberto Kopittke (PT), também determina que o prédio passe a integrar o Patrimônio Cultural e Histórico do Município.

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem base nas recentes notícias de que a Rede Metodista de Educação do Sul está colocando à venda as áreas do IPA e do Colégio Americano. “Este pedido de tombamento justifica-se também pela própria história da educação metodista no Rio Grande do Sul e da construção do espaço em questão na primeira metade da década de 1920, sendo inaugurado em 1924.”

Considerando a relevância do IPA na história da cidade, Kopittke busca apoio em leis municipais de preservação de patrimônio histórico para justificar pedido de tombamento do imóvel, como a Lei Orgânica, que no artigo 196 dispõe que “o Município, com a colaboração da comunidade protegerá o patrimônio cultural e histórico por meio de inventários, registros, vigilância, tombamentos, desapropriações e outras formas de acautelamento e preservação”.

“Soma-se à legislação uma forte mobilização popular de alunos, ex-alunos, professores, ex-professores e comunidade do entorno do IPA, que vêm se organizando com manifestações contrárias ao leilão daquela região e em apoio ao tombamento de toda a área da escola”. O vereador também destaca as manifestações do grupo Tombamento do IPA, criado no Facebook, que já contabiliza mais de 5,5 mil integrantes.


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)