CPI

VEREADORA COMANDANTE NÁDIA É ELEITA RELATORA DA CPI DA CEEE EQUATORIAL

Pela primeira vez na história do parlamento municipal da capital gaúcha, três mulheres compõem a mesa de uma CPI e a vereadora Comandante Nádia está assinando essa página como relatora eleita.

Instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a situação do sistema elétrico porto-alegrense, bem como a atuação da concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município de Porto Alegre; eleição dos cargos de Vice- Presidente e Relator e organização dos trabalhos.
Instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a situação do sistema elétrico porto-alegrense, bem como a atuação da concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município de Porto Alegre; eleição dos cargos de Vice- Presidente e Relator e organização dos trabalhos. (Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA)

Na manhã desta quinta-feira (22/02), a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar as ações da empresa de energia elétrica CEEE Equatorial. A CPI está composta por três mulheres, presidida pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), tem prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para apresentar o resultado do processo. Nesta primeira sessão foram eleitas a vice-presidente da CPI, vereadora Fernanda Barth (PL), e a relatora, vereadora Comandante Nádia (PP).

Foram apresentados e aprovados onze requerimentos nesta primeira parte da comissão. Todos eles solicitam a convocação de representantes da CEEE Equatorial, Aneel, Agergs, Defesa Civil, Dmae, Fepam, Procon/POA, Sindicato dos Eletricitários, secretarias de Serviços Urbanos (Smurb) e de Meio Ambiente (Smamus) de Porto Alegre e o ex-presidente da CEEE Gerson Carrion. 

O plano de trabalho da CPI definirá as datas em que os representantes desses órgãos deverão ser ouvidos para que seja apresentado em próximo encontro, marcado para a próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro.

"Os vereadores têm o papel fundamental de fiscalizar a sua cidade. Sabemos que a CEEE não está fazendo o seu trabalho pela falta constante de luz. Temos, também, que avaliar a capacidade da empresa quando ocorrem sinistros e esperar medidas para que tenham condições de devolver ao cliente um serviço de qualidade, sem essa instabilidade que está causando muitos problemas." Disse a vereadora Comandante Nádia. 

A vereadora abraçou o processo na preocupação em atender a popualação que está sofrendo com a instabilidade da energia elétrica, causando problemas para muitas famílias da capital. Em sua fala principal, destaca a busca pela resolutividade do processo.

"A CPI não vai dar em pizza. Iremos fazer um trabalho focado para solucionar a problemática". Concluiu a relatora.

Investigação

A comissão pretende investigar o estado real estrutural do sistema elétrico de distribuição e fornecimento de energia elétrica em Porto Alegre; o cumprimento do cronograma de manutenção da rede e demais serviços; se os equipamentos implantados vêm seguindo critérios técnicos a fim de evitar danos à rede de esgoto cloacal e pluvial; a real composição do quadro de funcionários diretos e contratados da concessionária; o gerenciamento e relacionamento com o seu maior cliente, a cidade de Porto Alegre; o planejamento e a execução do plano de pronta resposta quanto ao religamento do sistema após a ocorrência de eventos climáticos; as  denúncias de cobranças irregulares e abusivas por parte da concessionária. o planejamento e a execução do manejo arbóreo e o relacionamento da concessionária com seus clientes.

 

Para mais informações, sigam as redes sociais da relatora.

Instagram @comandantenadia

Texto

Carina Belomé

Edição

Carina Belomé