Vereadora defende Patrulha da Guarda Municipal para Mulheres como política pública permanente em Porto Alegre
Com a recente criação da Patrulha de Atendimento à Mulher (PATAM) pela Guarda Municipal de Porto Alegre, na última segunda-feira (17), a vereadora Vera Armando (PP) apresentou projeto de lei para garantir que a iniciativa se torne uma política pública permanente. O objetivo é evitar que esse instrumento de proteção às mulheres seja descontinuado por mudanças de governo, cortes orçamentários ou interesses partidários.
"Segurança não tem preço nem prazo de validade. Não podemos permitir que uma iniciativa tão importante corra riscos de interrupção diante de interesses políticos. As mulheres de Porto Alegre precisam de um amparo permanente", afirmou a vereadora.
A PATAM é composta por equipes treinadas para lidar com situações de assédio e outras formas de violência contra a mulher, proporcionando um atendimento humanizado e acolhedor. A Patrulha irá contar com viaturas caracterizadas para atuarem em áreas estratégicas da capital, como parques e na orla, para reforçar a segurança e oferecer um canal direto de denúncia e pedido de ajuda.
Além do atendimento emergencial, a patrulha também irá desempenhar um papel educativo, promovendo campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância de denunciar casos de violência.
"Precisamos assegurar que esse compromisso de Porto Alegre em defesa das mulheres nunca seja interrompido, tornando a PATAM uma conquista permanente", disse a vereadora.