Mandato

Vereadora Lourdes Sprenger propõe homenagem ao Jornal do Almoço

Vereadora Lourdes Sprenger
Vereadora Lourdes Sprenger durante Sessão da Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita no Legislativo da Capital, proposta da vereadora Lourdes Sprenger (MDB) para concessão do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Jornal do Almoço, da RBS TV, que completa meio século de atividades em 2022.

O Jornal do Almoço (também conhecido como JA) é o telejornal exibido RBS TV em todo Estado do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, de segunda a sábado, no horário do meio-dia, na programação da Rede Globo dedicada aos espaços locais.

O JA estreou em 6 de março de 1972, na então TV Gaúcha (afiliada da Rede Globo) e neste mês completa 50 anos ininterruptos, como líder absoluto de audiência. Durante meio século, O programa revelou inúmeros jornalistas, apresentadores, comentaristas que ganharam o Estado, o Brasil e o Mundo pela qualidade de seus profissionais. Entre eles e elas estão: Tânia Carvalho, Carlos Nobre, Paulo Santana, Roberto Gigante, Maria do Carmo Bueno e Antônio Brito, que chegou a ser porta-voz da presidência da República e governador gaúcho. Entre tantos profissionais de talento, destacamos ainda a atual apresentadora Cristina Ranzolin, assim como Túlio Milman, Alice Bastos Neves e Pedro Ernesto Denardin, entre outros profissionais que passaram pelo programa. 

Devido ao grande sucesso de público e mídia, em 5 de novembro de 1979 o Jornal do Almoço estreou a versão catarinense, na RBS TV Santa Catarina. Com avanço da tecnologia, em 2013 o JÁ passou a ser transmitido em alta definição (HDTV).

“Este sucesso consolidado na mídia local merece ser reconhecido, pela qualidade dos profissionais e das produções de conteúdo, além da importância que tem o Jornal do Almoço na vida das pessoas, atualizando a todos sobre o que acontece no nosso Estado, principalmente”, destaca a vereadora Lourdes. A parlamentar salienta ainda que as coberturas do JA enaltecem a nossa cultura e valores, através das matérias, notícias, seja do esporte ou do dia a dia e que “o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Jornal do Almoço é um reconhecimento da cidade, do Estado, mas acima de tudo do público e dos telespectadores”, finaliza Lourdes.

Tão logo seja deferida a honraria pelo Parlamento da Capital, será agendada a data de entrega do Troféu e comunicado aos profissionais, à RBS TV e ao público em geral.

Porto Alegre, 04/03/2022

Gabinete da Vereadora Lourdes Sprenger (51) 3220 4284