Reunião com o coordenador da saúde mental do município.

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realiza primeira reunião com o coordenador da saúde mental do município.

Vereadora Tanise Sabino em reunião com Coordenador da Saúde Mental do Município
Vereadora Tanise Sabino em reunião com Coordenador da Saúde Mental do Município

Na manhã desta quarta-feira (10/02), a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino recebeu em seu Gabinete a visita do Coordenador da Saúde Mental do Município de Porto Alegre, o Psiquiatra Alceu Gomes e o assessor da Secretaria da Saúde do Município, Psicólogo Rafael Vicari. Participaram da reunião: Vivian Garcia (Chefe de Gabinete), Marcelo Fritz (Assessor Parlamentar) e Sandro Cyntrão (Servidor Público da Secretaria da Saúde). Os objetivos da reunião foram conhecer o novo coordenador da saúde mental, os projetos nesta área e apresentar a primeira psicóloga e Vereadora da Capital, Tanise Sabino.

 

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, “a saúde mental é um tema de extrema relevância para o meu mandato, principalmente devido a nova pandemia do covid-19, tem se percebido um forte impacto no emocional da população, onde já encontramos diversos casos de pessoas mais ansiosas, depressivas, aumento do consumo de bebidas alcoólicas, estresse e problemas relacionados ao sono”. A Vereadora também salientou que pretende ter uma relação de parceria com a rede de saúde mental, principalmente, no que se refere a proposição de projetos de lei.

 

Na reunião também foi tratado sobre as duas frentes parlamentares que a Vereadora Tanise Sabino já protocolou na Câmara de Vereadores, sendo uma com o tema da “Promoção da saúde mental” e a outra sobre “Prevenção a automutilação e suicídio”. A Vereadora já convidou o coordenador para fazer parte das duas frentes parlamentares, que sendo aprovadas no plenário, nos próximos dias, terão a Vereadora Tanise como Presidente. Conforme a Vereadora “o objetivo da Frente parlamentar da saúde mental é informar a comunidade porto-alegrense sobre a prevenção de doenças mentais e a promoção da saúde mental. Já o objetivo da frente sobre a prevenção do suicídio e automutilação é informar a comunidade sobre fatores de risco e proteção em relação a estes fenômenos; desmistificar mitos em relação a problemática; orientações sobre como proceder em tais casos; como prevenir e sugerir  politicas públicas”.

 

Os encaminhamentos desta primeira reunião foram parcerias sobre futuros projetos que poderão ser encaminhados do gabinete da Vereadora para o Executivo, a ampliação do debate sobre a saúde Mental de Porto Alegre através das Frentes Parlamentares e visitas dirigidas aos Caps de Saúde Mental.