Sessão

Vereadora recorda um ano da morte de Tarciso Flecha Negra

Cláudia Araújo destacou biografia do colega de partido

Vereadora Cláudia Araújo faz homenagem ao ex-vereador Tarciso Flecha Negra
Vereadora Cláudia Araújo (PSD) destacou trajetória de Tarciso (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre recordou hoje (05/12) o primeiro ano de falecimento do ex-vereador Tarciso Flecha Negra, que morreu durante seu mandato, em 5 de dezembro de 2018, em decorrência de um tumor ósseo. A vereadora Cláudia Araújo (PSD), da mesma sigla de Tarciso, ocupou a tribuna para saudar a história que teve o colega de partido.

“Hoje, dia 5 de dezembro, completa um ano do falecimento do Tarciso”, rememorou Cláudia, ao falar do ex-parlamentar como um “ídolo gremista que, com seu carisma e humildade, conquistou muitos colorados como eu”. Na tribuna, ela elogiou a simplicidade vivida por Tarciso. Disse que, durante os seus três mandatos, ele sempre esteve à frente de projetos comunitários, foi um defensor da causa negra e deixou boas marcas na vida de muitas pessoas. 

“Homem honrado, que só fez o bem, foi vereador, ativista e participou de lideranças comunitárias e esportivas”, sublinhou Cláudia ao avaliar a biografia de Tarciso como ilibada. “As lutas dele ficarão eternizadas na nossa memória - um exemplo de político e de ser humano”. 

História

José Tarciso de Souza nasceu em São Geraldo, interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1951. Porém, faleceu na Capital, na madrugada do dia 5 de dezembro de 2018, aos 67 anos, em decorrência de um tumor ósseo. Tarciso, que era filiado ao PSD, e adotava o seu nome político de Tarciso Flecha Negra, ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre desde 2008, mas foi reeleito em 2012 e 2016.

Antes de entrar na política, foi jogador de futebol. O clube no qual jogou a maior parte de sua carreira foi o Grêmio Football Porto Alegrense. Por este, foi campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes em 1983. É reconhecido como o jogador que mais atuou com a camiseta do Grêmio, tendo participado de 721 jogos, marcando 226 gols entre 1973 e 1986. Tarciso também mantinha uma escolinha de futebol desde a década de 1990 (chamada Gauchito) e trabalhava com projetos comunitários ensinando futebol às crianças carentes. 

Texto

Bruna Schlsting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)